Governo do Amapá entrega segunda certificação de farinha produzida no estado durante a 54ª Expofeira
Iniciativa fortalece a agricultura familiar e garante que o produto chegue a supermercados e atacadistas com qualidade reconhecida
Colaboração de Jamylle Nogueira

Durante a 54ª Expofeira do Amapá, o Governo do Estado celebrou a entrega da segunda certificação de farinha produzida no estado. O título, que garante qualidade, procedência e a possibilidade de comercialização em supermercados e atacadistas, foi concedido ao agricultor Sebastião Vilhena Rodrigues, conhecido como Seu Sabá, da comunidade Tracajatuba 1, no distrito do Pacuí.
A certificação é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e pelo Grupo de Trabalho da Agroindústria, formado pela SDR, Diagro, Rurap, Sebrae e Ceif. A primeira certificação foi concedida anteriormente ao agricultor Waldir dos Santos Amoros, também da região do Pacuí. Ambos representam marcos importantes na valorização da mandioca e dos produtos derivados no estado.

Com mais de 20 anos de experiência na produção de farinha, Seu Sebastião relatou que a conquista é resultado de muito esforço.
“Foram quatro anos lutando por isso. É uma alegria imensa ver nosso trabalho reconhecido. Agora temos nossa logomarca, a Farinha do Pacuí S.A., e o próximo passo é buscar a certificação do tucupi e de outros derivados da mandioca” , declarou o agricultor.

Já Seu Waldir, pioneiro no estado a receber a certificação, ressaltou a diferença que o selo de qualidade fez em sua vida.
“Antes a gente vendia a farinha na feira sem valor agregado. Hoje posso colocar meu produto no supermercado e conquistar novos mercados. É uma realização pessoal e profissional”, descreveu Waldir.

Além de assegurar qualidade e segurança alimentar, o selo permite que os produtos certificados circulem em supermercados, atacadões e grandes comércios, abrindo novas oportunidades de renda para agricultores familiares.
A secretária de Desenvolvimento Rural, Beatriz da Silva Barros Braga, destacou a relevância do processo de certificação.
“Esse reconhecimento fortalece a agricultura familiar, promove a economia e garante que o agricultor tenha mais oportunidades de mercado. Não beneficia apenas uma pessoa, mas movimenta toda uma cadeia produtiva”, afirmou a gestora.

Capacitação e valorização do trabalho no campo
Programação da 54ª Expofeira inclui diversas oficinas e capacitações voltadas para agricultores familiares. Os participantes recebem certificados de participação e têm a oportunidade de falar sobre seus trabalhos, compartilhar experiências e ampliar conhecimentos sobre boas práticas de produção e comercialização.
Na 54ª Expofeira, os visitantes podem conhecer e adquirir as farinhas certificadas diretamente no Pavilhão da Agricultura Familiar, onde os produtores expõem e comercializam seus produtos.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e segue até este domingo, 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues, do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Goés, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!