Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
🤠 SAÚDE NA EXPOFEIRA

Com pontos de hidratação, público da 54ª Expofeira do Amapá curte programação com a saúde em dia

Beber água é fundamental para manter a energia, regular a temperatura corporal e evitar mal-estar; postos de atendimento da Saúde são retaguarda

Por Roberta Corrêa
05/09/2025 22h23
Água é a bebida da 54ª Expofeira do Amapá

A hidratação é a principal dica para curtir toda a programação da 54ª Expofeira do Amapá com saúde. O hábito é fundamental para manter a energia, regular a temperatura corporal e evitar mal-estar, sobretudo em crianças e idosos. E a falta de água é um dos sintomas que mais levam os visitantes a buscarem os postos de saúde no evento.

Para reforçar o cuidado com o corpo, o Governo do Estado instalou seis pontos de hidratação gratuitos em todo o Parque de Exposições da Fazendinha, em parceria com a empresa Águas da Amazônia – fornecedora oficial do evento.

Além disso, frutas refrescantes como melancia, abacaxi ou laranja, também são ótimas opções entre um show e outro, pois são ricas em água e ajudam a manter o corpo hidratado naturalmente, além de fornecerem vitaminas essenciais para o sistema imunológico.

Governo do Estado instalou seis pontos de hidratação para o público da 54ª Expofeira do Amapá

O médico Clodoaldo Nascimento, que atua nos postos de atendimento montado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), alerta que manter o consumo regular de água ajuda a prevenir casos de desidratação, comuns em ambientes de grande público, especialmente shows.

Médico Clodoaldo Nascimento

“A água regula a temperatura corporal, mantém a disposição e ajuda a evitar tonturas e fadiga. Crianças e idosos precisam de atenção redobrada, já que são mais suscetíveis aos efeitos da desidratação”, explicou.

Ele também reforça a atenção em relação ao consumo de bebidas alcoólicas. “Um ponto de atenção é o consumo de bebidas alcoólicas. Como o álcool tem efeito diurético, aumenta a perda de líquidos no organismo, o que reforça a necessidade de intercalar a ingestão com água”, explicou.

Ana Costa foi com a família ao Parque de Exposições da Fazendinha e adorou a água gratuita

Ana Costa passeava pela maior feira de negócios da Amazônia quando se deparou com um dos pontos de hidratação, e aprovou a iniciativa destacando a praticidade de poder beber água de forma gratuita sempre que quiser.

“Vim com minha família e achei muito viável a ideia de colocar água gratuita na Expofeira. A gente economiza e ainda se hidrata. Uma ótima ideia mesmo e, com isso, a feira tá só sucesso", disse, empolgada.

Cristiano Soares, empreendedor da Expofeira

Empreendedores também ressaltaram a importância da medida, que também ajuda nos negócios. Cristiano Soares, vendedor de sucos naturais, conta que só enxergou benefícios quando soube da instalação dos pontos de distribuição.

“Com esses pontos posso trabalhar tranquilo. Se não tivesse, eu teria que comprar água e, assim, posso economizar e faturar mais um pouco. E, claro, ter água para me hidratar. Afinal, são horas de trabalho para proporcionar um bom atendimento, e essa oferta do Governo do Estado é perfeita”, ressaltou.

Juan Tenório, empreendedor na Expofeira

A distribuição de água é considerada uma medida de saúde pública, que ajuda a prevenir casos de desidratação, especialmente em ambientes de grande aglomeração. Para trabalhadores que atuam em diferentes áreas da feira, a hidratação próxima também é essencial. Juan Tenório destacou que o acesso facilitado faz diferença na rotina.

“Muito importante o ponto de abastecimento de água. Dessa forma eu me hidrato e todos que estão participando do evento também. Eu faço uma venda e já venho tomar água, são horas de trabalho pra deixar tudo organizado e receber os clientes então tem que beber água”, disse.

Confira onde estão os pontos de hidratação na 54ª Expofeira do Amapá:

  • Açaiódromo;
  • Setor produtivo;
  • Parque de diversões;
  • Área posterior do Parque de Exposições;
  • Pavilhão de negócios;
  • Estande da Águas da Amazônia, na área temática “Água da Amazônia”.
Água é fundamental para manter a energia, regular a temperatura corporal e evitar mal-estar

🤠 Saúde na Expofeira

Além de garantir total assistência ao público, a Sesa conta ainda com o Samu, que atua com duas ambulância de prontidão: uma Unidade de Suporte Avançado (USA) equipada como UTI móvel, com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor; e uma Unidade de Suporte Intermediário (USI), destinada a atendimentos clínicos, estabilização e encaminhamentos a rede hospitalar.

Além do programa Mais Sorriso, coordenado pela cirurgiã-dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, que leva saúde bucal com consultas odontológicas gratuitas aos trabalhadores rurais pela manhã, das 9h às 13h, e durante à noite, promove atividades educativas com orientações lúdicas ao público infantil.

A distribuição de água é considerada uma medida de saúde pública

A maior Expofeira de todos os tempos! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), com o apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, o evento é a maior edição da história, ocupando uma área 46% maior que no ano passado.

Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo Espaço Gastronômico, Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 33%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, preparando o Amapá para a COP30, destacando o desenvolvimento sustentável e economia verde. O evento também recebe shows nacionais gratuitos ao público. Confira a line-up:

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde