Rodada de Negócios movimenta a economia do Amapá e abre espaço para pequenas empresas na 54ª Expofeira
Governo do Estado e Sebrae conectam fornecedores e grandes compradores em encontros estratégicos para impulsionar a economia local, no Parque de Exposições da Fazendinha.

Na 54ª Expofeira do Amapá, o clima não é apenas de exposição e vitrine. Uma engrenagem econômica gira a todo vapor, aproximando quem produz e quem compra. É a Rodada de Negócios, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá) do Governo do Estado. A iniciativa vem transformando a feira em um verdadeiro laboratório de oportunidades para pequenas, médias e microempresas que buscam espaço no mercado.
Durante três dias (3, 4 e 5 de setembro), fornecedores locais têm a chance de apresentar produtos e serviços diretamente a compradores de peso, em setores estratégicos como construção civil, agronegócios, supermercados, logística, petróleo, gás e energia. O formato é simples, mas eficiente: cada reunião, com duração de até 15 minutos, é previamente agendada, permitindo que as conversas sejam objetivas e voltadas para resultados.

Nesta quarta-feira, 3, o primeiro dia da ação, 22 fornecedores se reuniram com 11 grandes compradores. Já no segundo dia, serão 36 fornecedores frente a 8 empresas compradoras, e no terceiro, outros 36 fornecedores terão a oportunidade de negociar com 5 compradores estratégicos, mas essas agendas podem aumentar, pois ainda há interessados se inscrevendo para participar. A meta é ousada: movimentar até R$ 10 milhões em negócios durante o evento.
Segundo o gerente da Unidade de Mercado e Internacionalização do Sebrae no Amapá, Romulo Brasão, o sucesso da rodada está na articulação entre Sebrae e Agência Amapá, que garantem uma seleção qualificada de empresas.

“O processo começa com a identificação de compradores que realmente têm interesse na região. A partir daí, convidamos potenciais fornecedores, que preparam seus materiais e condições especiais para a rodada, aumentando as chances de fechar negócios efetivos”, explicou Brasão.
A diversidade de participantes comprova a força da iniciativa. Hélder Freitas, da empresa Modular Construções Inteligentes, destacou que a rodada é uma vitrine importante para apresentar soluções inovadoras na construção civil. Já a presidente da cooperativa de cacau do Amapá, Nelielma Sousa Miranda, celebrou a possibilidade de levar produtos regionais — como chocolate em pó, nibs de cacau e geleias — diretamente às prateleiras de supermercados locais. Ela e o filho, Milton, vieram de Pedra Branca do Amapari para participar da Rodada.


Do outro lado da mesa, as compradoras Andreza Marleane Mar e Geane Amaral, gestoras do Supermercado Santa Lúcia, reforçaram o compromisso em valorizar produtos da terra.
“É muito gratificante ver pequenos produtores apresentando produtos de qualidade, com embalagens profissionais e prontos para conquistar o mercado. Nós priorizamos abrir espaço para que empresas locais cresçam com a gente”, afirmaram.


Histórias como a da startup Agri Cuna, que desenvolve biofertilizantes sustentáveis no município de Itaubal, mostram que a rodada também é espaço para inovação e soluções ambientais.
“Aqui a gente encurta o caminho entre produtor e comprador. É uma oportunidade de escalar o negócio e alcançar novos mercados”, destacou o empreendedor Robelino Pessoa.
A Rodada de Negócios na 54ª Expofeira do Amapá conecta sonhos, estimula vendas, fortalece o empreendedorismo e faz a economia local girar em novos ritmos.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!