'Qualifica Amapá': Governo do Estado realiza 2° módulo da capacitação para óleo e gás na 54ª Expofeira
Evento focou nas perspectivas econômicas da exploração da Margem Equatorial, com a inauguração de uma indústria inédita no estado.
Colaboração de Giovanna Moramay Lins

A 54° Expofeira se consolida como espaço estratégico de integração para diversos setores econômicos, incluindo a cadeia produtiva de petróleo. Nesta quarta, 3, ocorreu o 2º módulo do curso “Qualifica Amapá - Óleo e Gás”, no Auditório Samaúma, localizado no Pavilhão da 1ª ExpoAmazônia, no Parque de Exposições da Fazendinha.
O curso é promovido pelo projeto Qualifica Amapá, da Vice-Governadoria do Estado, e busca capacitar a população para novas atribuições em setores com carência de trabalhadores. O 1° módulo aconteceu em junho, abordando elementos básicos como a geologia do petróleo, já o novo módulo teve como ponto focal o cenário econômico e as novas oportunidades que a indústria petrolífera traz para o Amapá.


O primeiro momento ficou por conta do professor mestre Cláudio Jorge Martins, geólogo, mestre em Geociências, com MBA em Petróleo e Gás, e Engenharia Sanitária Ambiental, além de servidor público da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O professor compartilhou as perspectivas de empregabilidade em diversos setores trazidas pela exploração da Margem Equatorial, utilizando como exemplo o desenvolvimento da Guiana Francesa.
O Professor Mestre Oscar Felizzola Souza, engenheiro eletricista com mestrado em Sistemas de Gestão e especialidade em Engenharia Elétrica para a Indústria do Petróleo e Gás, deu continuidade ao momento, compartilhando conhecimentos adquiridos com 40 anos de Petrobras, bem como sua perspectiva como consultor de mercado de óleo e gás.
Entre os presentes no auditório lotado estava Robério Castelo, professor de geografia que também leciona em um curso de capacitação de óleo e gás, área que considera uma virada de chave que vai mudar o que se entende como desenvolvimento econômico da região.
“Essa cadeia produtiva do petróleo e gás aqui no Amapá vai deixar um legado de oportunidades. E é preciso se qualificar, é preciso aprender como funciona, para podermos nos inserir nesse mercado que irá transformar a vida econômica e social do Estado. Esse curso também me possibilita maior aprendizado como professor, levar novidades aos alunos que eu estou ajudando a qualificar na escola”, explicou Robério.

Para o membro da coordenação geral da 54ª Expofeira, Elissandro Araújo, o evento é o local ideal para discussão de todos os temas relacionados aos negócios do Amapá, por ser uma vitrine para todo o potencial do estado. Ele também destaca que a população já se prepara para a nova demanda de trabalho.
“A indústria petrolífera é uma nova possibilidade, todos os eventos relacionados ao assunto são ‘casa cheia’. Os amapaenses não querem mais ficar esperando algo acontecer para se qualificar, já há uma procura enorme de pessoas se preparando para os empregos que vão surgir com a descoberta do petróleo aqui”, declarou Elissandro.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!