Governo do Estado garante espaço e visibilidade para artesãos dos 16 municípios na 54ª Expofeira do Amapá
A maior vitrine de negócios da Amazônia, localizada no Parque de Expsoições da Fazendinha, impulsiona o artesanato e valoriza a cultura local, garantindo visibilidade e novas oportunidades.
Colaboração de Rayssa Lima

O Governo do Estado reafirma o compromisso com o fortalecimento da economia criativa e da cultura local pela 54ª Expofeira do Amapá. O evento tem garantido espaço para artesãos de todos os 16 municípios apresentarem trabalhos, gerando renda, visibilidade e novas oportunidades.
Um exemplo é a trajetória da artesã Rosiane Souza Costa, 39 anos, que encontrou no Amapá a chance de transformar o talento em profissão. Há mais de três décadas no estado e cadastrada na Casa do Artesão, Rosiane profissionalizou sua arte e há 16 anos vive exclusivamente do artesanato.
“Acredito no Governo do Estado e na Expofeira, porque ela gera muita oportunidade de emprego formal. Nós que trabalhamos e vivemos da nossa arte precisamos muito desse espaço”, destacou Rosiane Souza.

Com a empresa Rosarte, criada junto ao marido, Afonso Santana, ela desenvolve biojoias que valorizam a cultura nortista e, principalmente, a identidade amapaense, com peças que trazem referências ao marabaixo, à cultura afro, ao manganês, aos pontos turísticos e a técnicas como a pirografia.
Na 54ª Edição da Expofeira, a artesã comemora resultados expressivos, com vendas já superiores às da edição anterior.
A experiência de Rosiane evidencia o impacto positivo das políticas do Governo do Estado no fomento ao artesanato, na valorização cultural e no incentivo ao empreendedorismo. A Expofeira segue como uma grande vitrine que impulsiona o desenvolvimento socioeconômico do Amapá.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!