Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇAIZAIS NATIVOS

Governo do Estado realiza programação para desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas de açaí na 54ª Expofeira do Amapá

Curso e palestra capacitam agricultores extrativistas no Parque de Exposições da Fazendinha para boas práticas de manejo do fruto.

Por Redação Expofeira
03/09/2025 19h52

Colaboração de Giovanna Moramay Lins

Agricultores partipam de curso e palestra sobre manejo de açaí nativo.

Nesta terça-feira, 2, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) do Governo do Estado promoveu um curso de manejo e uma palestra sobre boas práticas na coleta de açaizais nativos. As atividades integram uma ampla programação planejada para a 54ª Expofeira, com foco na economia verde e circular. 

Atualmente, o Amapá só tem acesso a 8% do seu açaizal nativo, as áreas onde açaizeiros crescem de forma natural, sem interferência humana. A capacitação visa a qualificação de agricultores extrativistas, com ensino de técnicas que conciliam produtividade e conservação do meio-ambiente, para garantir que a exploração desse recurso natural seja feita de forma responsável e sustentável. 

O Governo do Amapá promove o curso de manejo de açaizais em diversas comunidades ribeirinhas, com destaque para o trabalho desenvolvido no município de Mazagão. Para o técnico em extensão rural do Rurap, Aldemir Corrêa, ministrante do curso de manejo, o ensino da técnica adequada é uma porta para a melhoria da vida do homem do campo.

Aldemir Corrêa ministrou o curso de manejo de açaizais nativos

“Esse conhecimento pode garantir a segurança dos produtores, aumentar a produção e produtividade dos açaizais e, principalmente, garantir a segurança alimentar e geração de emprego e renda para os extrativistas”, declarou Corrêa.

A palestra “Boas práticas na coleta de açaí nativo” completou os ensinamentos do curso, focando nos cuidados que os produtores devem ter para evitar contaminação biológica, física e química do produto, com destaque para prevenção da Doença de Chagas causada pelo inseto barbeiro, comum em diversas áreas rurais do Brasil.

Henrique Gomes foi o responsável pela palestra ″Boas práticas na coleta de açaí nativo″

“A cadeia do açaí tem vários elos e todos têm responsabilidades nesta cadeia. Para que o açaí chegue saudável até o consumidor, desde o peconheiro, até o transportador, até batedeira, todos têm um papel. As boas práticas são algumas técnicas que esses produtores têm que seguir para evitar os riscos de contaminação para que tenhamos um açaí seguro”, explicou o extensionista agropecuário e palestrante, Henrique Gomes.

No evento, o ambiente foi de troca de ideias e diálogo, com a participação efetiva das pessoas presentes na discussão do tema. O agricultor Walderson Nobre compartilhou que o curso foi muito importante para esclarecer e tirar dúvidas:

“O manejo do açaí nativo e as suas boas práticas são uma forma de aumentar a produção do açaí. Esses ensinamentos daqui devem ser repassados”, destacou Walderson, que também é técnico em agronegócio e planeja compartilhar o conhecimento adquirido.

Walderson Nobre pretende repassar os ensinamentos do curso

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!