‘É difícil sair da comunidade para ir ao dentista. Saio daqui feliz’, diz agricultor após atendimento do Mais Sorriso na 54ª Expofeira do Amapá
Sebastião Vilhena veio do Pacuí mostrar a farinha da região na programação do Governo do Estado e aproveitou para renovar o sorriso com a restauração de um dente quebrado.

No distrito de Pacuí, em Macapá, o agricultor Sebastião Vilhena, de 52 anos, é conhecido pelo trabalho com a produção de farinha, tradição que ele fez questão de levar para a 54ª Expofeira do Amapá, realizada pelo Governo do Estado. Além de garantir renda extra, ele voltou a sorrir com confiança após atendimento odontológico do Mais Sorriso.
O programa, que é coordenado pela cirurgiã-dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, levou para o Parque de Exposições da Fazendinha, dois consultórios móveis que estão atendendo trabalhadores rurais até sábado, 6. Sebastião aproveitou a oportunidade e passou por limpeza e raspagem, no entanto, o que ele mais aguardava era a restauração de um dente quebrado ao mastigar um pedaço de coco.
"Foi uma bênção. Para mim é difícil sair da comunidade para ir ao dentista no centro da cidade, porque exige dinheiro, tempo e toda uma logística. Aqui na Expofeira, eu aproveitei o atendimento e saio daqui muito feliz”, comemora o agricultor, satisfeito com o resultado.

Para seu Sebastião, a restauração devolveu muito mais que a estética: trouxe autoestima e motivação para seguir sua rotina de trabalho com mais confiança. O atendimento foi realizado pela cirurgiã-dentista Yasmim Galan, que destacou a importância de iniciativas como essa.

“Pessoas como o seu Sebastião, que trabalham sob o sol todos os dias, muitas vezes deixam a própria saúde em segundo plano pela dificuldade de acesso. Hoje conseguimos não só recuperar o dente dele, mas também orientar sobre os riscos da exposição solar intensa sem proteção, que pode levar a doenças como o câncer de boca, mais comum em trabalhadores do campo. Esse cuidado preventivo é fundamental”, explicou Yasmim.
Atendimento especial
De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Daphne Macedo, o Mais Sorriso na Expofeira tem priorizado os atendimentos aos trabalhadores rurais.

“O atendimento clínico que prestamos aqui na Expofeira é voltado a esse público em especial, garantindo a eles tratamentos de limpeza, restauração e raspagem, com atendimentos iniciados na segunda-feira, 1º, e que seguem até sábado, dia 6, das 9h às 13h. A assistência a esses trabalhadores do campo é fruto de uma parceria de sucesso, firmada entre o Mais Sorriso, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Diagro e Rurap", destaca.
Até sábado, 120 trabalhadores rurais devem passar por atendimento clínico. Os consultórios móveis do Mais Sorriso, ficam na entrada principal do parque, atrás da Central da Expofeira. À noite, o espaço é destinado aos visitantes com orientações sobre escovação e prevenção ao câncer de boca e atividades lúdicas e educativas às crianças. Todos recebem ainda kits de higiene bucal.
A satisfação de receber acolhimento e assistência clínica pelo Mais Sorriso se soma à experiência de centenas de pessoas que já tiveram a vida e a autoestima transformadas. São histórias de quem voltou a sorrir com confiança, resgatando uma força que muitos acreditavam ter perdido. Esse é o verdadeiro conceito da promoção da saúde bucal: um compromisso do Governo do Amapá em estar ao lado da população, levando dignidade e bem-estar a quem mais precisa.

🤠 Saúde na Expofeira
Para garantir total assistência ao público, a Sesa organizou dois postos de atendimento de urgência e emergência, funcionando diariamente das 18h até o encerramento da programação. Cerca de 25 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos, revezam o plantão. A estrutura conta ainda com leitos de observação e atendimento farmacêutico.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atua com duas ambulância de prontidão: uma Unidade de Suporte Avançado (USA) equipada como UTI móvel, com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor; e uma Unidade de Suporte Intermediário (USI), destinada a atendimentos clínicos, estabilização e encaminhamentos a rede hospitalar.
A maior Expofeira de todos os tempos!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), com o apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, o evento é a maior edição da história, ocupando uma área 46% maior que no ano passado.
Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo Espaço Gastronômico, Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 33%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, preparando o Amapá para a COP30, destacando o desenvolvimento sustentável e economia verde. O evento também recebe shows nacionais gratuitos ao público. Confira a line-up:
- 30 de agosto (sábado): Calcinha Preta e Limão com Mel
- 31 de agosto (domingo): Ivete Sangalo
- 1º de setembro (segunda): rock cristão com Rosas de Saron
- 2 de setembro (terça): noite gospel com Cassiane e Maria Marçal
- 3 de setembro (quarta): Alexandre Pires
- 4 de setembro (quinta): Henrique & Juliano e DJs KVSH e Liu
- 5 de setembro (sexta): forró piseiro de Léo Foguete e Manu Bahtidão
- 6 de setembro (sábado): Xand Avião e Festival das Aparelhagens
- 7 de setembro (domingo): Jorge & Mateus
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!