Central de Libras reforça acessibilidade e inclusão para pacientes surdos nos postos de saúde da 54ª Expofeira do Amapá
Intérpretes da Cilsaúde atuam diariamente na comunicação entre médicos, enfermeiros e a comunidade surda durante a programação da maior feira de negócios sustentáveis da Amazônia.

A 54ª Expofeira do Amapá, realizada pelo Governo do Estado, está marcada pela inclusão e acessibilidade em toda a programação dentro do Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. Na saúde, o público surdo é acolhido por profissionais da Central de Tradutores e Intérpretes de Libras da Saúde (Cilsaúde), que auxiliam na comunicação de médicos e enfermeiros com os pacientes que buscam por atendimento.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) montou uma estrutura especial que inclui dois postos, serviço pré-hospitalar com as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e consultas odontológicas e orientações em saúde bucal no programa Mais Sorriso. O esquema impressionou os visitantes e trabalhadores da maior feira de negócios sustentáveis da Amazônia.

Os amigos Flávio Vinicius, Mateus Fonseca e Marcicleide Araújo são surdos e aproveitaram a noite de terça-feira, 2, para conhecer a edição deste ano da feira, as exposições e atrações culturais. Eles ficaram surpresos com a presenta da equipe da Cilsaúde ao procurarem o posto de saúde após um deles sentir um leve mal-estar.
“Estava com mal-estar, dor de cabeça e logo fui atendido, com total atenção e acolhimento, facilitando a comunicação com os profissionais de saúde. A experiência é muito melhor quando somos compreendidos, isso é respeito", contou Mateus Fonseca.

O coordenador da Cilsaúde, o intérprete Wesley Ribeiro destaca que a participação na Expofeira representa um avanço para os profissionais de Libras e para as pessoas surdas e que esta edição está ainda mais inclusiva.

“Estamos na Expofeira todos os dias, com quatro profissionais revezando nos dois pontos de atendimento. Esse é o primeiro evento dessa proporção em que garantimos acessibilidade à comunidade surda”, afirma.
A iniciativa integra o plano de acessibilidade do Parque de Exposições da Fazendinha, coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos do Amapá, e reforça a política de inclusão do Governo do Amapá em grandes eventos. A medida soma-se a outras ações já implantadas, como a reestruturação da Arena Rio Amazonas, que conta com áreas exclusivas para pessoas com deficiência acompanharem os shows nacionais de forma segura e confortável.
Durante os nove dias de programação, além do atendimento emergencial, os intérpretes também elaboram relatórios sobre os casos acompanhados, fortalecendo a política pública de acessibilidade em eventos de grande porte no estado.
Cilsaúde
Implantada em agosto deste ano, a Central de Tradutores e Intérpretes de Libras da Saúde (Cilsaúde) é considerada um passo histórico pela inclusão. O novo serviço assegura que pessoas surdas tenham atendimento acessível, humanizado e sem barreiras de comunicação na rede pública, ampliando o direito ao cuidado integral no Sistema Único de Saúde (SUS).

🤠 Saúde na Expofeira
Além de garantir total assistência ao público, a Sesa conta ainda com o Samu, que atua com duas ambulância de prontidão: uma Unidade de Suporte Avançado (USA) equipada como UTI móvel, com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor; e uma Unidade de Suporte Intermediário (USI), destinada a atendimentos clínicos, estabilização e encaminhamentos a rede hospitalar.
Além do programa Mais Sorriso, coordenado pela cirurgiã-dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, que leva saúde bucal com consultas odontológicas gratuitas aos trabalhadores rurais pela manhã, das 9h às 13h, e durante à noite, promove atividades educativas com orientações lúdicas ao público infantil.
A maior Expofeira de todos os tempos!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), com o apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, o evento é a maior edição da história, ocupando uma área 46% maior que no ano passado.
Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo Espaço Gastronômico, Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 33%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, preparando o Amapá para a COP30, destacando o desenvolvimento sustentável e economia verde. O evento também recebe shows nacionais gratuitos ao público. Confira a line-up:
- 30 de agosto (sábado): Calcinha Preta e Limão com Mel
- 31 de agosto (domingo): Ivete Sangalo
- 1º de setembro (segunda): rock cristão com Rosas de Saron
- 2 de setembro (terça): noite gospel com Cassiane e Maria Marçal
- 3 de setembro (quarta): Alexandre Pires
- 4 de setembro (quinta): Henrique & Juliano
- 5 de setembro (sexta): forró piseiro de Léo Foguete e Manu Bahtidão
- 6 de setembro (sábado): Xand Avião e Festival das Aparelhagens
- 7 de setembro (domingo): Jorge & Mateus
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!