Público da 54ª Expofeira do Amapá conta com atendimento pré-hospitalar ágil realizado pelas ambulâncias do Samu
Veículos de suporte avançado e intermediário seguem no apoio à saúde até domingo, 7, em pontos estratégicos dentro do Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

Com ambulâncias de suporte avançado e intermediário posicionadas em pontos estratégicos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tem garantido respostas rápidas às ocorrências registradas na 54ª Expofeira do Amapá, realizada pelo Governo do Estado. A estrutura reforça a segurança do público e assegura que pacientes recebam atendimento pré-hospitalar imediato dentro do próprio Parque de Exposições da Fazendinha.
Nos dois primeiros dias de evento, o Samu realizou 19 atendimentos clínicos, incluindo quatro traumas e um caso grave de parada cardiorrespiratória. No total, somando os serviços prestados pelos postos de saúde montados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e ambulâncias de apoio, foram 123 registros até a segunda noite de feira, com uma média de 60 por dia.

A maioria dos casos foi considerada leve, como pressão alta, náusea, vômito e diarreia, geralmente provocados por excessos na alimentação ou bebida. Segundo Donato Farias, diretor do Samu, a estratégia foi planejada para resolver situações de saúde sem que o visitante precise deixar a feira.
“Além das ambulâncias, temos dois postos fixos que funcionam como mini unidades de saúde, com equipes multiprofissionais e até salas vermelhas preparadas para situações mais complexas”, ressaltou.
Os profissionais também têm reforçado orientações para evitar intercorrências durante a festa, como beber bastante água, moderar no consumo de sal e açúcar e evitar exageros no álcool. A enfermeira Jéssica, que atua na ambulância de suporte intermediário, explica que a maioria dos atendimentos não exige intervenção imediata, mas a equipe está pronta para agir.
“Contamos com médico, enfermeiro e condutor preparados para qualquer situação. Pelo grande fluxo de pessoas, as ocorrências estão dentro da média. Continuamos até o fim da Expofeira atentos e prontos para prestar socorro", destacou.

Com esse esquema de saúde integrado, a Expofeira oferece mais segurança e tranquilidade ao público que participa da maior feira de negócios da Amazônia. Ao todo, além dos dois postos de saúde, mais 4 ambulâncias - duas do Samu e duas da Fundação de Saúde - estão de prontidão para atender trabalhadores e visitantes, além das equipes do Corpo de Bombeiros.
O planejamento também inclui a retaguarda para casos mais graves no Hospital de Emergência de Macapá, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul e Hospital Estadual de Santana.
Além do programa Mais Sorriso, coordenado pela cirurgiã-dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, que leva saúde bucal com consultas odontológicas gratuitas aos trabalhadores rurais pela manhã, das 9h às 13h, e durante à noite, promove atividades educativas com orientações lúdicas ao público infantil.

A maior Expofeira de todos os tempos!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), com o apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, o evento é a maior edição da história, ocupando uma área 46% maior que no ano passado.
Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo Espaço Gastronômico, Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 33%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, preparando o Amapá para a COP30, destacando o desenvolvimento sustentável e economia verde. O evento também recebe shows nacionais gratuitos ao público. Confira a line-up:
- 30 de agosto (sábado): Calcinha Preta e Limão com Mel
- 31 de agosto (domingo): Ivete Sangalo
- 1º de setembro (segunda): rock cristão com Rosas de Saron
- 2 de setembro (terça): noite gospel com Cassiane e Maria Marçal
- 3 de setembro (quarta): Alexandre Pires
- 4 de setembro (quinta): Henrique & Juliano
- 5 de setembro (sexta): forró piseiro de Léo Foguete e Manu Bahtidão
- 6 de setembro (sábado): Xand Avião e Festival das Aparelhagens
- 7 de setembro (domingo): Jorge & Mateus
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!