Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AMAPÁ NA COP30

Estande 'Amapá na COP30' na 54ª Expofeira mostra ações do Governo do Estado para o enfrentamento das mudanças climáticas

Localizado no Pavilhão da 1ª ExpoAmazônia, ambiente imersivo adianta o que será apresentado pela delegação amapaense na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que ocorre em Belém.

Por Redação Expofeira
Colaboração: Iago Fonseca
03/09/2025 21h48
No espaço do Amapá na COP30, no Pavilhão ExpoAmazônia, são mostradas as ações que a delegação do Amapá vai apresentar durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que ocorre em Belém

O maior estande da 54ª Expofeira é dedicado a mostrar o que o Governo do Estado do Amapá tem feito para a pauta mais importante da atualidade, o enfrentamento das mudanças climáticas. No espaço do Amapá na COP30, localizado no Pavilhão ExpoAmazônia, são mostradas as ações que a delegação do Amapá vai apresentar durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que ocorre em Belém, de 10 a 21 de novembro. 

Espaço inédito na Expofeira, o estande estratégico é dedicado a apresentar, debater e impulsionar soluções para os principais desafios e oportunidades da Amazônia. Os visitantes são recepcionados por acadêmicos de diversos cursos da Universidade Federal do Amapá (Unifap), que apresentam um tour pelo estande do "Amapá na COP30" e descobrem as iniciativas já realizadas para a conferência global.

Gabrielle Marques, de 19 anos

"Acreditamos que o enfrentamento das mudanças climáticas é um assunto muito importante, por isso somos voluntários dessa pauta. Vamos compartilhar o que aprendemos sobre a região da Amazônia e principalmente sobre o Amapá com quem visitar o estande”, declarou Gabrielle Marques, de 19 anos, aluna do curso de ciências biológicas.

A exposição tem programação própria voltada para negócios sustentáveis, inovação tecnológica, sociobioeconomia e energias renováveis, reunindo líderes, especialistas e empreendedores do Brasil e do exterior. Quem passa pelo local é orientado sobre 

Diretor-presidente da Fapeap, Gutemberg Silva

“O Governo do Estado tem preparado há bastante tempo essa sistemática de como levar propostas robustas das nossas delegações. Para isso precisamos de ações para nos dar musculatura e maturidade, esse é o objetivo deste estande aqui na Expofeira”, informou o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap), Gutemberg Silva.

O estande reúne conteúdos imersivos e tecnológicos, além de espaços instagramáveis, para atuar como carro-chefe da ExpoAmazônia, uma plataforma de articulação e apresentação de propostas da Amazônia Legal para a 
conferência, reunindo governadores, ministros, organismos internacionais e 
lideranças comunitárias para discutir uma visão integrada de desenvolvimento 
sustentável para a região. 

Analista de suprimentos, Jaqueline Dias

"Adorei o estande, é muito interativo e bonito. Chama muito a atenção, principalmente por usar a Amazônia como tema. Ele ressalta esse potencial que estado tem para oferecer, que é a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável”, concluiu a analista de suprimentos, Jaqueline Dias.

A 1ª Expo Amazônia é a grande vitrine de negócios sustentáveis da 54ª Expofeira do Amapá. Possui um pavilhão de 6 mil metros quadrados, divididos em 8 quarteirões, com empresas, empreendedores, institucionais, comerciais, salão de negócios e uma vasta programação em debates. Possui foco estratégico de alcançar novos públicos e mercados elevando ainda mais a geração de emprego e renda promovido pelo Governo do Amapá.

O estande reúne conteúdos imersivos e tecnológicos, além de espaços instagramáveis, para atuar como carro-chefe da ExpoAmazônia

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!