54ª Expofeira do Amapá: estande da Ueap conta com pesquisas que abordam temas do cotidiano dos amapaenses
Trabalhos tratam a importância da arborização nas cidades e do conhecimento da química em salões de beleza.

Com as presentações do estande da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), na 54ª Expofeira do Amapá, mais projetos de professores e estudantes da instituição puderam ser conhecidos pelo público que circulava pelo evento no domingo, 31. Os trabalhos focaram principalmente nas áreas de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento regional.
Um desses projetos foi desenvolvido pela estudante do curso de Engenharia de Produção, Juliana Dantas. Intitulado “Verde na Cidade”, ela mapeou 12 praças públicas na cidade e identificou o estado de manutenção das árvores desses locais. Ao longo da realização do trabalho a estudante também descobriu algumas curiosidades sobre o serviço realizado na arborização de praças.

“As árvores devem ter um mínimo de 2 metros de altura para serem colocadas nas praças, e também todo esse trabalho deve ser feito de madrugada, para manter a segurança das pessoas que circulam no local, e que geralmente fazem isso durante outros horários do dia”, relatou a estudante.
Outra pesquisa com muita aplicabilidade no dia-dia foi realizada pelo estudante do curso de Engenharia Química, André Blanc, e suas colegas de turma, no qual foram analisadas diferentes características e fenômenos químicos dos cabelos e também suas interações com produtos utilizados em salões de beleza.

O estudante, que também é cabeleireiro, acredita ser fundamental que profissionais de beleza tenham contato com trabalhos como o dele. “Os cabeleireiros conhecendo a fundo a química, poderão oferecer um serviço mais seguro e de mais qualidade dentro dos salões de beleza”, explicou André.
O estande segue com programações até o dia 7 de setembro, e já no terceiro dia de Expofeira, nesta segunda-feira, 1, novos projetos serão apresentados à comunidade.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!