Governo do Estado fortalece monitoramento da 54ª Expofeira do Amapá com drones no Parque de Exposições da Fazendinha
Alunos do Curso de Piloto de Aeronave Remotamente Pilotada estão na fase final da formação, e durante a maior feira de negócios da Amazônia, realizam prática operacional supervisionada.

A 54ª Expofeira do Amapá conta neste ano com mais uma inovação na área da segurança pública: o uso de drones operados diretamente da Central de Monitoramento instalada no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
Além da equipe de servidores públicos já escalados para atuar com a tecnologia, há o reforço dos alunos do primeiro curso de pilotos de drones, promovido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, sob a coordenação do Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp/Sejusp). Os alunos, que fazem parte das instituições vinculadas à Sejusp, estão na fase final da formação e, durante a Expofeira, realizam a prática operacional supervisionada.
Efetivamente, sempre que uma ocorrência for identificada pela Central de Monitoramento, drones serão acionados a partir do local e enviados até o ponto dos fatos, acompanhando toda a movimentação das forças de segurança, desde a abordagem a suspeitos até o atendimento a vítimas.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Daniel Marsili, o objetivo é ampliar a cobertura de vigilância e oferecer respostas mais rápidas a situações emergenciais.
“Os alunos estão aplicando na prática o que aprenderam em sala de aula, realizando o monitoramento em tempo real durante todos os dias da programação. Todo o aparato tecnológico está sendo empregado para garantir que a população desfrute da Expofeira em um ambiente seguro”, destacou o gestor.
Além disso, completa Marsili, cada força de segurança das polícias Militar, Civil, Penal e do Corpo de Bombeiros, conta com operadores de drones atuando dentro de toda a área da feira.
"Ao todo, temos 30 alunos de diferentes instituições participando desse curso. Somente da Central de Monitoramento, diariamente temos 5 equipamentos sendo pilotados. Essa iniciativa representa mais uma valorização do Governo do Estado na capacitação dos nossos agentes e no fortalecimento da segurança pública", finalizou.

Sobre o curso
Está é a primeira edição do Curso de Piloto de Aeronave Remotamente Pilotada (CPAR), voltado exclusivamente para os servidores da Segurança Pública.
O conteúdo programático contempla desde o aprendizado técnico sobre os equipamentos até a aplicação prática da tecnologia em atividades operacionais, fortalecendo o trabalho integrado entre as instituições.
Com carga horária de 140 horas presenciais, o curso será desenvolvido até o dia 5 de setembro, na sede do Iesp/Sejusp.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!