Cirurgia pioneira no Hospital Estadual de Laranjal do Jari faz implante de prótese de testículo em paciente
Procedimento inédito devolveu a autoestima de um adolescente de 15 anos, que teve um tumor na região.

Os investimentos em saúde feitos pelo Governo do Amapá estão transformando a rotina do Hospital Estadual de Laranjal do Jari, no extremo sul, que está realizando várias cirurgias inéditas na região. A mais recente foi a implantação de uma prótese testicular em um jovem de 15 anos, diagnosticado com um tumor.
A retirada do testículo afetado foi um sucesso e o material seguiu para análise setor de Patologia do Hospital de Clínicas Dr Alberto Lima (Hcal), em Macapá. O paciente recebeu alta hospitalar, e está com a autoestima renovada.
O implante é um procedimento para preencher o escroto vazio, restaurando a aparência e a simetria da região após a remoção ou ausência de um testículo. O dispositivo de silicone imita o tamanho e a forma de um testículo natural, mas não tem função hormonal ou reprodutiva. Indicado por motivos estéticos e psicológicos, a cirurgia é geralmente rápida, com recuperação na mesma semana.

A cirurgia foi conduzida pelo urologista e cirurgião geral, Renan Gavião, médico paraense que atende na unidade de saúde mensalmente. Ele comemorou o resultado e ressaltou a relevância da técnica para a saúde e autoestima do adolescente.

“O paciente jovem possuía tumoração testicular sugestiva de câncer. Realizamos a ‘orquiectomia’ radical unilateral, que consiste na remoção do testículo afetado na base do cordão espermático. Para que não houvesse prejuízo estético ao paciente, no ato cirúrgico foi implantada uma prótese de silicone que simula a consistência, tamanho e aspecto de um testículo nativo. Seguimos alinhando técnica, tecnologia e boa vontade em resolver os problemas da população aqui no Jari”, destacou o médico.
No primeiro momento, o jovem havia recusado a cirurgia por questões estéticas. Somente após compreender que poderia receber uma prótese de silicone, decidiu aceitar o tratamento. Como o Sistema Único de Saúde (SUS) não cobre este tipo de implante, a família do paciente viabilizou a compra da peça, e o hospital realizou o procedimento.
Investimento na saúde do Jari
Desde 2024, a unidade está recebendo reforço da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que entregou arco cirúrgico, aparelho de raio-x fixo e portátil, carrinho de anestesia e um novo aparelho de ultrassonografia. Este ano, o hospital também teve as enfermarias revitalizadas e passou a oferecer novos serviços.
O Hospital de Laranjal do Jari tem se consolidado como referência regional em cirurgias de alta complexidade no Vale do Jari. Procedimentos como prostatectomia, osteossíntese de tíbia e fíbula já foram realizados com técnicas modernas, minimamente invasivas e equipamentos de última geração.
"Esse conjunto de avanços reforça o compromisso do Governo do Amapá em ampliar a qualidade da assistência hospitalar em todas as regiões do estado", considerou o diretor do hospital, Diego Conrado.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!