Governo do Estado planeja estratégias para melhorar trânsito para motoristas por aplicativo durante a 54ª Expofeira do Amapá
Reunião entre representantes de órgãos de trânsito e categoria de motoristas alinhou pontos de embarque, desembarque e terceira faixa principal.
Colaboração: Maria Clara Prudêncio

O Governo do Estado definiu melhorias para o fluxo de veículos na Rodovia Josmar Chaves Pinto para o período da 54ª Expofeira do Amapá, no Parque de Exposições da Fazendinha. Representantes de órgãos de trânsito e da categoria de motoristas por aplicativos debateram estratégias na quinta-feira, 14, para dar vazão ao trânsito durante o evento, a maior vitrine de negócios verdes e sustentáveis da Amazônia.
O Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP) informou que em 2025 não será realizado o cadastro de motoristas para atuar na rota do evento. Serão mantidas as duas faixas normais de tráfego e implantada uma terceira faixa principal para contrafluxo. Também será criada uma área de embarque e desembarque após a parada de ônibus, onde o estacionamento será proibido para garantir o fluxo do trânsito.
A 54ª Expofeira ocorre de 30 de agosto a 7 de setembro, com o tema “Amazônia Sustentável e Desenvolvida” e celebra a marca de 100 mil empregos com carteira assinada no estado. O evento é realizado pelo Governo do Amapá e pela Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império.
“Outra novidade deste ano é a confecção de uma cartilha com orientações sobre as melhores opções de deslocamento para a Expofeira. O material incentiva o uso de diferentes meios de transporte, como carro por aplicativo, táxi, mototáxi e ônibus para garantir mais segurança e agilidade no acesso ao evento”, afirmou o diretor técnico do Detran-AP, Luiz Henrique Moraes Duarte.

Durante os nove dias de programação, o Governo do Estado também destaca as políticas públicas que consolidam o Amapá como uma das economias que mais crescem no Brasil, promovendo geração de empregos, renda, desenvolvimento sustentável e melhores condições de vida para a população.
"A Expofeira é um diferencial no nosso calendário, é um evento que promove maior condição de renda para nós. A expectativa é que o trânsito melhore e que a gente supere a demanda das edições passadas”, apostou o presidente do Sindicato de Transportadores por Aplicativo de Macapá (Sintransp-AP), Charles Ferreira.

No ano passado, a Expofeira recebeu 2,62 milhões de visitantes — aumento de 18,35% em relação a 2023 — e gerou 7.802 empregos diretos e indiretos, um crescimento de 33,57%. O impacto também foi sentido na mobilidade e no turismo, com 667 mil veículos circulando pela área do evento. Entre os motoristas que atuaram no local, o presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativos do Amapá (Amaap), Gabriel Miranda, projeta números ainda maiores para 2025.
“A Expofeira é um evento que movimenta o Amapá e afeta a mobilidade das pessoas. Por isso, nós, motoristas de aplicativo, temos que estar alinhados ao governo, ao Detran e aos agentes de trânsito para melhorar nosso serviço”, destacou Miranda.
As equipes do Detran, Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (BPtran), das Secretarias de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Transporte (Setrap) e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Governo do Amapá vão promover novos encontros para dialogar com taxistas e mototaxistas e outras instituições sobre as mudanças no trânsito durante o evento.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
A 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida". Esta edição, a maior da história, conta com uma área de 321 mil m², um aumento de 46% em relação ao ano anterior. O evento é realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império.
A maior vitrine de negócios sustentáveis da Amazônia deve movimentar entre R$ 594 milhões e R$ 625 milhões em negócios, impulsionando setores do agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular. Com cerca de 482 empresas expositoras, a expectativa é gerar entre 12 mil e 14 mil empregos, ultrapassando a marca de 100 mil postos de trabalho formais no estado. O evento também sedia a 1ª ExpoAmazônia - "Abrindo as Fronteiras do Futuro", em preparação do Amapá para a COP30.
A programação é diversa e gratuita, com mais de 500 atrações culturais, um Espaço Gastronômico com mais de 130 opções, um Parque de Diversões de 15 mil m², e eventos esportivos como rodeio e motocross. Para garantir a segurança, o evento tem um aumento de 33% no efetivo de segurança e oferece infraestrutura completa, incluindo acessibilidade, estacionamento e posto médico.
A Expofeira também destaca o potencial do Amapá como líder em desenvolvimento sustentável, abordando temas como a condição de área livre de febre aftosa sem vacinação, o potencial da Margem Equatorial e a economia verde.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!