‘É a Expofeira dos 100 mil empregos formais’, diz vice-governador Teles Jr. em anúncio de 893 vagas para empreendedores no maior evento do Amapá
Seleção busca beneficiar empreendedores e expositores que buscam participar da 54ª Expofeira, de 30 de agosto a 7 de setembro, em Macapá.

Durante lançamento dos seis editais para empreendedorismo, cultura e inovação na 54ª Expofeira do Amapá, nesta terça-feira, 12, o vice-governador Teles Júnior reforçou o compromisso do Governo do Estado em fomentar negócios que se consolidem na geração de mais emprego e renda para a população amapaense. A maior vitrine de negócios da Amazônia marca o alcance de 100 mil empregos formais.
No auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP), foram lançadas 893 vagas para quem busca participar da programação organizada pelo Governo do Amapá, com apoio da iniciativa privada e do senador Davi Alcolumbre, de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
“Todas essas oportunidades vão gerar negócios, renda e principalmente desenvolvimento e fortalecimento da nossa economia. Sem dúvidas esta edição vai ser a Expofeira dos 100 mil empregos formais. São editais voltados à inovação, ao desenvolvimento sustentável, cultura e empreendedorismo. Participar da Expofeira é a maior oportunidade de negócios para o nosso povo”, destacou o vice-governador Teles Junior.

Os editais vão ordenar os espaços para quem vai empreender no evento e entregar um serviços de qualidade à população que vai adquirir produtos, serviços e entretenimento no local. Cada certame, assim como os prazos e requisitos, estão disponíveis on-line.
Veja como estão distribuídas as vagas por edital:
A Agência de Desenvolvimento Econômico (Agência Amapá) disponibiliza 45 vagas no Programa Minha Primeira Empresa. Serão cinco vagas na Praça de Alimentação destinadas a restaurantes, lanchonetes, hamburguerias e outros segmentos afins. Também são ofertadas 40 vagas no pavilhão da indústria, comércio, serviços, confecções, calçados, informática, móveis, divulgação de serviços e alimentos prontos.
No Programa Selo Amapá são 42 vagas distribuídas entre cooperativas e associações, indústrias alimentícias, artesanato, agroindústria, bebidas, chips e biscoitos, conservas e temperos, extratos, cremes e cafés, chocolates, doces e sobremesa, sorvetes, gelados e picolés, indústrias de pequeno porte (não alimentícia), limpeza e higiene, manejo floresta, materiais de construção, móveis e utensílios, produtos naturais e produtos farmacêuticos e manipulados.

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), oferta 300 vagas para empreendedores e 48 para economia criativa. Artistas e produtores culturais terão oportunidades pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). São 440 vagas de 21 segmentos, entre eles, DJ, música, teatro, dança, marabaixo, batuque, artes visuais, audiovisual, cortejo artístico, e outros.
Já a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), dispõe de 20 vagas para negócios inovadores pertencentes ao ecossistema de inovação, startups e bioeconomia do Amapá, sendo 10 de bioeconomia e 10 de tecnologia. Além disso, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap) lançou a edição 2025 do Programa “Desafio Startup Amapá", que vai entregar R$ 20 mil em prêmios para 1º, 2º e 3º lugares nas categorias “Bioeconomia” e “Tecnologia” entre as startups que serão expositoras na 54ª Expofeira.

Além das áreas reservadas pelos editais, a 54ª Expofeira do Amapá também garante espaço para grandes empresas que buscam participar do evento. São mais de 50 restaurantes de grande porte, 2 concessionárias de veículos, 4 empresas de máquinas pesadas, 239 espaços comercializados por empresas de energias renováveis, clínicas de saúde, além de 80 espaços para a área rural onde ocorrem os leilões e outras atividades do segmento.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!