'Veio para facilitar nossas vidas', diz ribeirinha ao celebrar conquista da Carteira do TEA para o filho durante passagem do Super Fácil das Águas
Renata Costa, moradora da região ribeirinha de Itaubal do Piririm, comemorou a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) para o filho Samuel, de 3 anos.

Moradora há mais de 15 anos na comunidade ribeirinha Jerusalém Do Pau Mulato, localizada em Itaubal do Piririm, Renata Costa, foi uma das beneficiadas durante a 2ª Jornada do Super Fácil das Águas, que promove direitos e cidadania para pessoas que moram em áreas de difícil acesso do Amapá. Ela conquistou a tão aguardada Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) para o filho Samuel, diagnosticado com TEA aos dois anos.
A ação promovida pelo Governo do Amapá tem percorrido diversas comunidades, levando serviços essenciais, acesso à cidadania e informações importantes. A iniciativa oferece atendimento às populações que enfrentam dificuldades para se deslocar até a capital, facilitando o acesso a direitos básicos.
"Essa ação de hoje veio para facilitar nossas vidas. Já tinha tentado várias vezes tirar essa documentação para meu filho, e não conseguia de jeito nenhum. Mas aqui, hoje, consegui resolver rápido", celebrou Renata Costa, que tentou por meses emitir o documento para o filho, sem sucesso, mesmo após várias idas até a sede de Itaubal.

Ao todo, mais de 481 moradores da comunidade Jerusalém do Pau Mulato foram atendidos com diversos serviços. Entre os mais procurados estavam a emissão de documentos como RG, CPF, Cartão do SUS, além de consultas médicas, vacinação e outros atendimentos essenciais.

Foi o caso de Vladimir Alves, agricultor e pescador de 35 anos, que procurou a equipe do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) em busca de orientações para exercer suas atividades. Durante o atendimento, também aproveitou para emitir sua Carteira de Produtor Rural, também conhecida como Carteira do Agricultor.
"Essa ação me ajudou muito, porque eu já estava precisando de algumas orientações e de tirar meus documentos necessários, que tanto queria", destacou Alves, animado.

O diretor-geral do Sistema Super Fácil, Wenderson Leite, destacou a importância do projeto para as comunidades ribeirinhas, especialmente por levar cidadania às regiões mais isoladas. “Essa ação do Super Fácil das Águas é fundamental porque sai da capital e vai ao encontro da população. As pessoas não precisam se deslocar até a cidade, economizam com transporte e ainda são atendidas perto de casa. Um dos maiores símbolos disso são os rabetas (pequenas embarcações da Amazônia), que navegam pelos menores igarapés e chegam até o nosso porto, como vemos aqui hoje. Isso mostra o alcance e a relevância dessa iniciativa”, afirmou.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!