Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO E DIGNIDADE

Governador Clécio Luís dá ordem de serviço para construção de Mercado Público no Habitacional Jardim Açucena, em Macapá

Ação acontece na terça-feira, 29. Estrutura possibilitará um espaço seguro, acessível e funcional que fomentará o empreendedorismo da comunidade local.

Por Bianck Bastos
27/07/2025 12h51
Construção do Mercado é uma resposta estratégica à crescente demanda por espaços adequados de comercialização

Para oportunizar empreendedores e fortalecer a economia local, nesta terça-feira, 29, o governador do Amapá, Clécio Luís, dará ordem de serviço para a construção do Mercado Público do Habitacional Jardim Açucena, na Zona Sul de Macapá. A estrutura possibilitará um espaço seguro, acessível e funcional que fomentará o empreendedorismo da comunidade local.

Sob coordenação da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), a construção do Mercado Popular conta também com a emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues. A obra é uma resposta estratégica à crescente demanda por espaços adequados de comercialização para moradores que já atuavam como empreendedores antes da entrega das unidades habitacionais, bem como para aqueles que desejam iniciar atividades econômicas no bairro. 

“Essa construção é mais um reflexo da execução dos trabalhos da política de Habitação que o Governo do Estado vem cumprindo. Um mercado popular oportuniza  muitas famílias que precisam de uma renda, e com um espaço organizado, limpo e seguro com uma estrutura moderna, possibilitamos que trabalhadores exerçam suas atividades cotidianas com dignidade, e isso representa uma conquista porque sabemos que oportunidades mudam vidas”, destacou a secretária de Estado da Habitação, Mônica Dias.

Estrutura possibilitará um espaço seguro, acessível e funcional que fomentará o empreendedorismo local

Atualmente, muitos ocupam áreas improvisadas ou inadequadas, sem estrutura básica ou condições sanitárias seguras, o que compromete tanto a saúde pública quanto o ordenamento urbano. A iniciativa visa criar um espaço que promova a inclusão produtiva e fortaleça a economia comunitária, atendendo as demandas do Programa Minha Casa Minha Vida.

Estrutura moderna

A estrutura conta com 22 boxes comerciais padronizados para atividades variadas, área administrativa integrada ao projeto, com espaços adequados para gestão, apoio institucional e atendimento aos empreendedores e estrutura metálica com cobertura em telha sanduíche, proporcionando conforto térmico e acústico. 

Além disso, também apresenta piso cerâmico antiderrapante e áreas de circulação com acessibilidade universal, instalações hidrossanitárias completas, com sistema de drenagem pluvial e esgotamento sanitário, sistema elétrico eficiente, com iluminação moderna, sinalização de emergência e áreas verdes e paisagismo.

Confira mais detalhes do projeto:

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!