Governo do Amapá promove Feira do Produtor Rural durante festividades de São Tiago, em Mazagão Velho
A iniciativa buscou fortalecer a economia local e dar visibilidade à produção agrícola da região, com a participação de 50 produtores.

Durante as tradicionais celebrações da Festa de São Tiago, em Mazagão Velho, o Governo do Amapá promoveu, entre os dias 19 e 22 de julho, a 3ª edição da Feira do Produtor Rural. A ação foi coordenada pelo Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), com o objetivo de fortalecer a economia local e dar visibilidade à produção agrícola da região.
A feira contou com a participação de 50 produtores e movimentou mais de R$ 15 mil reais em 2 dias de vendas, oferecendo alimentos frescos, produtos agroextrativistas e artesanais com preços acessíveis como farinha, cheiro-verde, pimentinha, tucupi, tapioca, camarão, frango caipira, peixe, banana, milho, mel e óleos foram alguns dos produtos que atraíram os visitantes.
A Feira do Produtor Rural já se consolida como uma tradição dentro das celebrações de São Tiago, promovendo desenvolvimento, sustentabilidade e identidade cultural em Mazagão Velho.
O diretor-presidente do Rurap, Kelson Vaz, ressaltou a importância do evento como uma política pública de valorização do campo. “A feira é uma estratégia de desenvolvimento que impacta diretamente na renda dos agricultores familiares. Ao aproximar o produtor do consumidor, geramos oportunidades reais de crescimento econômico local e fortalecemos a cadeia produtiva de Mazagão”, afirmou Kelson.

A agricultora e presidente da comunidade, Maria da Conceição, destacou a importância da feira para as famílias do campo. “É uma oportunidade de mostrar a força da agricultura familiar e gerar renda para todos que vivem do trabalho na roça. O dinheiro adquirido aqui será investido em novos projetos”, afirmou.
Já o produtor Edson Martel, especializado na comercialização de camarão, comemorou as vendas. “A festa traz muita gente, e a feira nos ajuda a escoar nossa produção com mais facilidade e lucro justo. Temos o camarão e peixe de excelência para todos que desejarem”, ressaltou Martel.
Para a chefe local do Rurap em Mazagão, Diane Moraes, a feira tem um papel estratégico. “É uma forma de integrar o produtor rural à principal festividade do município, reduzindo custos de comercialização e valorizando a agricultura familiar”, explicou.

Entre os visitantes, a consumidora Eliz Barros não resistiu ao cheirinho do açaí fresco. "Levei para o almoço com a família. Aqui a gente compra direto do produtor, sabe da qualidade e ainda economiza”, contou, animada.
A iniciativa envolveu cooperativas e associações locais, como a Cooperativa dos Agricultores Faniliares do Amapá (Coagrofap), Associação de Mulheres Produtorar Agroextrativistas da Foz do Mazagão Velho (AMPAFOZ), Cooperativa dos produtores extrativistas da Amazônia (Coopeam), Cooperativa das Mulheres Agricultoras, Extrativistas, Pescadoras do Rio Preto (CODMAERP), Associação dos Agricultores da Comunidade José Hilário do Rio Preto (AJH), Cooperativa de Produtores Agroextrativistas do Mazagão Velho(COOPAMAV), Associação das Mulheres Agricultoras do Assentamento Piquiazal e Ramal do Camaipi (AMAPC).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!