'É uma festa que deixa renda para nossas famílias', diz artesão que mantém viva a tradição nos 248 anos da Festa de São Tiago, em Mazagão Velho
Conhecido como "Gavião", Luiz Fernando Pinto confecciona caixas de marabaixo e tambores de batuque. Com apoio do Governo do Estado, evento movimenta a economia criativa e fortalece a identidade cultural.

Luiz Fernando Pinto, mais conhecido como “Gavião”, é mais do que um artesão, é guardião de uma herança cultural que atravessa gerações em Mazagão Velho. Morador da comunidade e figura presente em todas as edições da Festa de São Tiago desde a infância, ele representa a essência viva de uma celebração que chega aos seus 248 anos como símbolo da fé, resistência e identidade do povo amapaense, com apoio do Governo do Estado do Amapá.
“Eu trabalho com isso desde criança, aprendi com meus pais e meus avós, e continuei a trabalhar com caixas de marabaixo e tambores de batuque”, conta Gavião, enquanto se prepara para mais uma edição da festa. Além de confeccionar instrumentos que embalam as manifestações culturais da festividade, ele também participa como brincante. “Brincava de mouro quando era menino e hoje participo do baile das máscaras e ajudo no círio, na entrega dos santos”, relata.

Neste ano, Gavião vê com entusiasmo os preparativos para a festa, destacando o apoio recebido.
“A nossa expectativa é positiva, que será uma festa que traga um público bom e que deixe uma grande renda para nossa cidade e nossas famílias. Estamos vendo uma estrutura boa do Governo do Estado, com certeza está acima do esperado”, afirma.
Reconhecida como uma das maiores expressões culturais do Amapá, a Festa de São Tiago mobiliza não apenas a fé católica, mas toda uma cadeia de artistas, artesãos, músicos e trabalhadores que encontram na tradição uma fonte de sustento e orgulho. O Governo do Estado tem reforçado o compromisso com a valorização dessa identidade, investindo em infraestrutura, segurança, cultura e fomento à economia local.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!