‘Um esforço ativo nosso em busca de oportunidades’, destaca governador Clécio Luís no lançamento do Programa Novas Rotas da Embratur no Amapá
Iniciativa reúne Governo do Amapá, trade turístico e Embratur para ampliar a presença do estado nas principais rotas nacionais e globais, gerando negócios, emprego e renda.

O Amapá começa a ganhar destaque no mapa do turismo internacional com o lançamento oficial do Programa Novas Rotas, nesta sexta-feira, 18, no Palácio do Setentrião, em Macapá. Na ocasião, o governador Clécio Luís ressaltou que o estado vem sendo cada vez mais incluído nas principais rotas turísticas do Brasil e do exterior.
Segundo Clécio, o avanço é fruto de uma articulação estratégica que une o empenho do Governo em buscar novas oportunidades com o apoio de instituições como a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), que tem oferecido suporte técnico para ampliar a visibilidade do Amapá no cenário global.
"Essa inclusão é um esforço ativo nosso em busca de oportunidades, de inserir o Amapá nas grandes rotas do turismo nacional e internacional. Hoje é a continuidade de um trabalho que já vem sendo feito há algum tempo, mas que agora acontece aqui, em Macapá, no Amapá. Essas rotas vão gerar produtos e negócios, que, por sua vez, geram emprego, renda e atraem visitantes", enfatizou Clécio Luís.

Ainda de acordo com o governante, embora o Governo do Amapá desenvolva uma política pública estruturada para o turismo, a operação efetiva fica a cargo do trade turístico - composto por agências de viagem e turismo, guias, restaurantes, bares, lojas, espaços de entretenimento e pontos de venda de souvenirs.
"É uma cadeia de valor na qual os recursos circulam, desde os grandes empresários das companhias aéreas até o turismo de base comunitária, onde as comunidades locais vendem seus produtos, recebem bem os visitantes e contribuem para que o turismo cresça, que as pessoas falem bem do Amapá e que ele se desenvolva ainda mais", ressaltou o governador Clécio Luís.

Novas Rotas
O programa envolve a capacitação de gestores públicos e empreendedores em temas como sustentabilidade, inteligência de dados e inovação tecnológica. A iniciativa também apoia a criação de novos roteiros turísticos e a estruturação de produtos com potencial de exportação, além de integrar o Amapá às ações promocionais da Embratur no exterior.
Entre os participantes estão prefeitos e secretários municipais de turismo e cultura, representantes de associações comunitárias e empreendimentos turísticos, profissionais da gastronomia, hotelaria, artesanato e ecoturismo, assim como estudantes e professores das áreas de turismo, meio ambiente e comunicação.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!