54ª Expofeira do Amapá: espaço gamer encanta crianças e promove inclusão social no Parque de Exposições da Fazendinha
Jogos eletrônicos reúnem crianças, jovens e adultos em atividades gratuitas que estimulam interação, empreendedorismo e inclusão digital.

“Esse espaço é muito legal, dá para se divertir com diversas pessoas. Não é igual em casa que você fica sozinho, eu converso com as pessoas e jogamos juntos”, contou o estudante Willian Marques, de apenas 11 anos, com brilho nos olhos ao falar da experiência no espaço gamer da 54ª Expofeira do Amapá, organizada pelo Governo do Estado.
A fala de Willian traduz o sentimento de muitas crianças e adolescentes que visitam o local, onde os jogos eletrônicos se transformam em ponte para novas amizades e oportunidades de interação. Mais do que uma simples área de diversão, o ambiente se consolida como um espaço de inclusão digital e social.
Coordenada pela Federação Amapaense de Esportes Eletrônicos (Feapee), a programação traz jogos online em PCs, celulares e até clássicos retrô, permitindo que diferentes gerações compartilhem a mesma paixão. Free Fire, Counter Strike 2, Clash Royale, eFootball e EAFC25 estão entre os títulos mais procurados e movimentam partidas amistosas ao longo dos nove dias de feira.

A ideia de incluir o universo gamer na Expofeira nasceu do sucesso das edições anteriores e foi ampliada com o incentivo do Governo do Estado em tecnologia e empreendedorismo.

Segundo o presidente da Feapee, Nikson Costa, o objetivo é abrir portas por meio do entretenimento.
“O evento busca mostrar as possibilidades de melhora para a população. O esporte eletrônico também é uma oportunidade de empreendedorismo e inclusão para todos os gêneros”, destacou.
Com expectativa de receber mais de 5 mil visitantes, o espaço está disponível durante todo o funcionamento da feira, com atividades gratuitas e inscrições prévias para organizar a participação do público.
Entre telas, controles e muita energia, o que fica evidente é que, para crianças como Willian, a experiência vai além do jogo: é a chance de viver momentos coletivos, fazer amigos e descobrir novas possibilidades para o futuro.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!