Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FOMENTO À PESQUISA

Governo do Amapá anuncia investimento à pesquisadores de excelência com bolsa de produtividade 

Com recursos próprios, o Governo do Estado vai financiar profissionais aprovados pelo CNPq, mas não contemplados com bolsas federais.

Por Marcelo Guido
17/07/2025 16h14
'Bolsa Produtividade' do Governo do Estado vai financiar pesquisadores locais com recursos próprios

O Governo do Amapá anunciou na quarta-feira, 16, uma iniciativa inédita para o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação no estado. Por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeap), serão financiadas bolsas de produtividade científica para pesquisadores doutores que tiveram seus projetos aprovados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), mas não contemplados financeiramente. 

A Iniciativa é inédita e, com recursos do Tesouro Estadual, transforma apoio à ciência em política pública permanente. A “Bolsa de Produtividade” é considerada um dos principais instrumentos da política científica nacional para valorização de pesquisadores que possuam produção qualificada e trajetória acadêmica consolidada. No Amapá, esse apoio se torna agora uma política de Estado. 

“É um passo histórico para a ciência no Amapá. Assumimos o compromisso de valorizar quem faz pesquisa de excelência, mesmo diante das limitações orçamentárias federais. Este ano, vamos garantir que todos os pesquisadores aprovados dentro dos critérios definidos pelo CNPq, sejam apoiados com recursos estaduais”, afirmou o presidente da Fapeap, Gutemberg Silva, que também é bolsista de produtividade.

Ricardo Galvão, presidente Nacional do CNPq, e Gutemberg Silva, diretor-presidente da Fapeap

O investimento visa assegurar a permanência de talentos científicos no Amapá, além de estimular soluções inovadoras de alto impacto para os desafios amazônicos. A decisão também representa um movimento inédito entre as fundações estaduais de fomento, colocando o Amapá entre os poucos estados brasileiros a adotar esse novo modelo de valorização científica.

“Essa ação mostra que é possível e necessário investir em lideranças científicas. São esses pesquisadores que estão à frente, com base na ciência e na ética, de soluções para os problemas sociais, ambientais e econômicos do presente e do futuro”, destacou o Gestor.

O processo de validação final da lista dos contemplados ainda está em andamento, mas o Governo do Estado reafirma que todos os projetos com mérito científico reconhecido pelo CNPq e que estejam de acordo com os critérios técnicos estabelecidos serão contemplados com a bolsa de produtividade.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!