Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RURAP

Governo do Amapá destaca protagonismo feminino na produção rural em Oiapoque durante visita de campo do Programa ATER Mulheres

A iniciativa atende 430 mulheres em todo o estado, com assistência técnica contínua e incentivo financeiro para o desenvolvimento de projetos produtivos no campo.

Por Cristiane Mareco
16/07/2025 16h29
Iniciativa beneficia mulheres agricultoras em Oiapoque

O Governo do Amapá, por meio do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), realizou uma visita de campo à comunidade do 1º do Cassiporé, no município de Oiapoque, para acompanhar de perto os avanços do Programa ATER Mulheres. A iniciativa conta com parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

O programa atende 430 mulheres em todo o estado, com assistência técnica contínua e incentivo financeiro para o desenvolvimento de projetos produtivos que garantam autonomia econômica e empoderamento feminino no campo. Em Oiapoque, são 40 mulheres beneficiadas, sendo 18 somente na comunidade visitada.

Durante a visita, foi destacado que 72 mulheres já receberam a primeira parcela do fomento produtivo, no valor total de R$ 4,6 mil por beneficiária, para investirem em iniciativas sustentáveis e de geração de renda.

Dona Neca, o diretor técnico do Rurap, Julhiano Del Castilho e o diretor da Anater, Camilo Capiberibe

Uma dessas mulheres é a agricultora Miranilda Santos Souza, mais conhecida como Dona Neca, que usará o recurso para montar uma mercearia na comunidade.

"Esse apoio chegou em boa hora. Com minha mercearia, quero ajudar minha família e também a comunidade, oferecendo produtos de necessidade básica mais perto de casa", contou emocionada dona Neca.

Carla Souza, agricultora beneficiada pelo programa

Outra beneficiária, Carla Souza, aposta na criação de aves de postura como caminho para melhorar a renda familiar.

"Já comecei a estruturar meu espaço com os primeiros recursos. Minha meta é vender ovos e, futuramente, galinhas. O apoio técnico está sendo essencial", disse Carla.

O diretor-presidente do Rurap, Kelson Vaz, ressaltou a importância da política pública voltada às mulheres rurais. "O ATER Mulheres é mais que um programa de fomento; ele promove dignidade, autonomia e fortalece a presença feminina no desenvolvimento das comunidades", afirmou.

O diretor da Anater, Camilo Capiberibe, que também participou da visita, destacou o papel estratégico da extensão rural. "Estamos vendo aqui um exemplo concreto de como a assistência técnica transforma vidas. Essas mulheres estão sendo protagonistas de uma nova economia no campo, com mais justiça social e igualdade de oportunidades", enfatizou.

O Programa ATER Mulheres é parte de uma política pública nacional que busca promover o desenvolvimento sustentável com recorte de gênero, valorizando os saberes e a força de trabalho das mulheres rurais em todo o Brasil.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!