Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VALORIZAÇÃO CULTURAL

Governo do Amapá conclui obras e entrega Museu Kuahí de Oiapoque no próximo sábado, 19

O prédio, que remete à preservação das culturas dos povos indígenas, esteve fechado por 12 anos, mas a partir de reinauguração poderá novamente promover a cultura dos povos originários da região.

Por Weverton Façanha
16/07/2025 14h01
Fachada do Museu Kuahí, em Oiapoque, que será reinaugurado no sábado, 19

O Governo do Amapá entrega no próximo sábado, 19, as obras de reforma e adequações do Museu Kuahí, no município de Oiapoque, extremo Norte do estado. O prédio, que remete à preservação das culturas dos povos indígenas, esteve fechado por 12 anos e agora será reaberto após os trabalhos de reestruturação finalizados. A obra faz parte do Plano de Governo da gestão atual para preservar e promover a cultura dos povos indígenas da região, com incentivo à visitação turística local.

A nova estrutura conta com quatro salas de exposição, sendo uma delas destinada à produção audiovisual dos indígenas, em condições adequadas para receber espetáculos e atender os artistas dentro do Museu nas suas mais diversas formas de arte, como música, poesia e teatro. Os investimentos na obra somam o valor de R$ 544 mil, provenientes do Tesouro Estadual.

A reabertura do Kuahí, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secult), celebra um novo momento que fortalece as manifestações artísticas e culturais da região. A estrutura é fundamental na transformação das relações entre os povos indígenas e os não indígenas que visitam Oiapoque, já que oferece uma plataforma de visibilidade dos saberes, artefatos, práticas culturais, línguas e outros aspectos essenciais para a identidade dos povos indígenas. 

Plataforma Tainacan

Um dos destaques do novo prédio, é que ele será o primeiro museu indígena do Brasil a ter um acervo digitalizado na plataforma Tainacan, um software livre e gratuito. A iniciativa permite o acesso mais democrático, por pesquisadores, estudantes e o público em geral, de qualquer lugar ao patrimônio cultural de Oiapoque.

Acervos com peças indígenas integram as atrações do museu

No local, há ainda loja de artesanatos que apoiam a produção dessas comunidades tradicionais, uma área pedagógica destinada a estudantes, e uma biblioteca equipada com computadores, além de um vasto acervo com mais de 450 peças etnográficas e arqueológicas. Na área externa, há uma maloca com redário e refeitório.

Localizado às margens do rio Oiapoque e na fronteira com a Guiana Francesa, o museu é um espaço de conservação e divulgação da cultura dos povos indígenas Karipuna, Palikur-Arukwayene, Galibi-Marworno e Galibi Kali’na. 

Kuahí distingue-se como um dos primeiros museus indígenas do Brasil, representando um marco na fusão de políticas culturais públicas com ações de coloniais lideradas pelos povos indígenas. O museu atrai visitantes, grupos escolares e turistas das mais diversas regiões, com destaque para os turistas da Guiana Francesa, contribuindo com a proteção da história e da cultura de Oiapoque.

Histórico

O debate para a criação de um museu iniciou nos anos 1990 nas Assembleias dos Povos Indígenas do Oiapoque. Em 1998, surgiu a proposta de construção do museu, entregue em 2007. O local é uma conquista por ser gerido pelos povos originários e possuir como público-alvo indígenas e não indígenas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!