Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Governo do Estado debate ações do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento, Queimadas e Incêndios Florestais do Amapá

Força-tarefa reúne instituições municipais, estaduais e federais na construção de estratégias conjuntas para direcionar práticas de proteção ambiental.

Por Cristiane Nascimento
09/07/2025 15h06
Força-tarefa é voltada para a construção de um instrumento operativo alinhado e integrado entre diferentes setores

O Governo do Amapá promoveu nesta quarta-feira, 9, uma oficina para debater estratégias conjuntas de elaboração do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento, Queimadas e Incêndios Florestais do Amapá (PPCDAP) do ciclo 2025. A iniciativa, que reuniu instituições municipais, estaduais e federais, é voltada para a construção de um instrumento operativo alinhado e integrado entre diferentes setores.

O plano operativo, coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), possui um conjunto de ações programadas para garantir mais eficiência e eficácia na execução de ações de prevenção, controle e combate ao desmatamento e aos incêndios florestais, especialmente durante o período de estiagem. A oficina marca o planejamento das atividades que serão inseridas no plano para direcionar as práticas dos órgãos competentes, como destacou a coordenadora para Climas e Serviços Ambientais da Sema, Jaqueline Homobono.

Coordenadora para Climas e Serviços Ambientais da Sema, Jaqueline Homobono

“Nós estamos reunindo com instituições que têm atividades vinculadas a desmatamento e queimadas no estado e em seus territórios voltadas para prevenção e combate ao desmatamento e também queimadas e ilegais em centros florestais para, nesse primeiro momento, captar essas informações junto com eles sobre essas ocorrências para que em 30 de julho a gente tenha o plano completo, que vai embasar a atuação dessas instituições a partir de um planejamento consolidado para a atuação no período de agosto a dezembro de 2025”, ressaltou Jaqueline.

O encontro prévio de alinhamento das informações reforça o compromisso do Governo do Amapá com a gestão ambiental participativa e com o enfrentamento coordenado dos riscos socioambientais, assegurando mais proteção aos recursos naturais e às comunidades locais.

Secretário executivo da Defesa Civil, tenente-coronel Vilmar Laurindo

“Essa elaboração do PPCDAP é muito relevante para o Estado e de muito interesse para a Defesa Civil, que tem que atuar na proteção das pessoas e na prevenção aos desastres. O PPCDAP também se relaciona com a estiagem e as queimadas, que quando acontecem nas regiões de produção rural causam grandes prejuízos e esse impacto tem que ser mitigado. Nós temos um projeto de trazer para dentro do plano uma estruturação de todas as coordenadorias municipais para que a nossa malha de atuação em todos os municípios do estado se fortaleça, combatendo assim também o desmatamento ilegal e ajudando toda a população durante a estiagem no estado", destacou o secretário executivo da Defesa Civil, tenente-coronel Vilmar Laurindo.

Também participaram do debate representantes das Secretarias de Estado do Planejamento (Seplan), do Desenvolvimento Rural (SDR), da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro), do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), da Delegacia Estadual de Meio Ambiente (Dema), do Batalhão Ambiental da Polícia Militar e ainda representantes dos municípios de Macapá, Santana, Pedra Branca do Amapari, Mazagão, Tartarugalzinho e Pracuúba. Ao todo, 19 instituições integram o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento, Queimadas e Incêndios Florestais do Amapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!