Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AMAPÁ MAIS SEGURO

‘Escola Segura’: balanço da Polícia Militar do Amapá reforça resultados positivos no enfrentamento à violência pelo Governo do Estado

Projeto integra o programa “Amapá Mais Seguro”, que foca na prevenção da violência e o fortalecimento do vínculo entre a Segurança Pública e a comunidade.

Por Gian Pantoja
08/07/2025 18h09
O projeto atende, inicialmente, 101 unidades da rede estadual de ensino

A Polícia Militar do Amapá divulgou os números das ações de segurança pública realizadas pelo projeto “Escola Segura” em 101 unidades de ensino estadual de Macapá e Santana, nos primeiros meses deste ano. A iniciativa faz parte das ações do programa "Amapá Mais Seguro", que busca combater os índices de violência, bullying, e fortalece vínculos entre a Segurança Pública e a comunidade. 

Lançado em fevereiro deste ano, o projeto vem garantindo um ambiente escolar mais protegido e tranquilo, promovendo ações integradas de prevenção e proteção de alunos. Os números apresentados somaram 5.775 rondas, sendo mais de 2.700 visitas diárias, outras 570 visitas técnicas, com cerca de 1.189 pessoas abordadas e 175 averiguações de suspeitos. Desses, foram gerados 9 boletins de ocorrências envolvendo desacato, maus tratos, vias de fato, lesão corporal e porte de arma branca. 

Segundo o Departamento de Operações da Polícia Militar, foram realizadas 101 mediações de conflito, 49 palestras e assistência a 47 plantões pedagógicos e reuniões com todos os gestores das escolas atendidas pelo projeto. Além disso, durante as abordagens, foram encontrados 3 simulacros de arma de fogo, 6 armas brancas e objetos perfurocortantes.

Coordenador do Escola Segura, capitão Silvio Santos

O coordenador do programa, capitão Silvio Santos, disse que o resultado do trabalho ao longo desses primeiros meses é positivo. A avaliação é feita também pelos profissionais de educação, pais, alunos e a população que reside no entorno das escolas.

“Hoje, o ambiente escolar é mais tranquilo. Ele se dá justamente pela presença da Polícia Militar que está atuando de forma amiga, parceira e técnica. Objetivando garantir um ambiente saudável em que impere o processo de ensino aprendizagem”, reforçou o coordenador.

Para dar suporte ao programa, a Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) designou 41 policiais militares que passaram por treinamentos específicos para atuarem junto à comunidade estudantil. 

Atuam no projeto 41 policiais militares

Escola Segura

O projeto integra os programas “Amapá Mais Seguro” e “Saúde e Combate à Violência nas Escolas”, do Governo do Amapá, que também inclui consultas psicológicas gratuitas aos estudantes, campanhas educativas e rodas de conversa com a comunidade escolar, como forma de manter os índices de paz e não violência no estado, que tem registrado recordes na redução da violência desde outubro de 2023. 

A principal medida implantada pelo projeto é a criação de um Botão de Alerta, que pode ser acionado pelos diretores em caso de alguma ocorrência. O sistema atende os casos que colocam em risco a saúde dos alunos e profissionais, como assaltos, ameaças à escola, porte de arma e agressões físicas. As demais ocorrências, como furto e danos ao patrimônio escolar, devem ser comunicadas à polícia pelo número 190.

Além da Sejusp, o programa também é resultado dos esforços das Secretarias de Estado de Educação (Seed), Comunicação (Secom), Ciência e Tecnologia (Setec) e da Polícia Militar do Amapá, em parceria com a empresa de software Proesc.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!