Governo do Amapá e Abrasel iniciam 3ª edição do Ciclo de Oficinas Gastronômicas com 600 vagas gratuitas
Iniciativa busca qualificar mão de obra e fomentar o setor de alimentação fora do lar no estado. Oportunidade capacita tanto estudantes quanto profissionais.

O Governo do Estado, em parceria com a Associação de Bares e Restaurantes do Amapá (Abrasel-AP), deu início nesta segunda-feira, 7, à 3ª edição do Ciclo de Oficinas Gastronômicas, que acontece até 16 de julho, em Macapá. A iniciativa, que oferece 600 vagas gratuitas, visa capacitar profissionais e incentivar novos empreendedores a ingressarem no setor da gastronomia.
Com o tema “Do aprendizado ao mercado: Excelência na gastronomia”, as oficinas estão sendo realizadas na Casa do Artesão, no Centro de Macapá, e abrangem 16 áreas distintas da culinária. Cada oficina conta com 40 vagas e aulas teóricas e práticas, distribuídas em dois turnos: das 8h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h30. Os participantes recebem todo o suporte necessário, como insumos, apostilas e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Ao final, todos ganham certificado de conclusão.

“A oficina Ciclo Gastronômica do Amapá é uma iniciativa fundamental para valorizar nossos ingredientes regionais e fortalecer a identidade culinária do estado. É mais do que uma troca de técnicas, é um movimento de preservação cultural e de incentivo à economia criativa local”, afirmou a chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Jeane Macedo.
A ação é uma realização da Setur e da Abrasel-AP, com apoio do senador Randolfe Rodrigues, do deputado estadual Jory Oeiras e parceria do Senac Amapá. A proposta é atender desde estudantes a partir de 16 anos até profissionais do ramo, pessoas em situação de desemprego e demais interessados no segmento gastronômico.

"Esse ciclo de oficinas é uma ação estratégica para o fortalecimento do setor de alimentação fora do lar no Amapá. Ao formar profissionais qualificados, estamos não apenas preparando mão de obra para atender às exigências do mercado, mas também despertando o espírito empreendedor em muitos participantes”, destacou o coordenador do Ciclo de Oficinas Gastronômicas, Marcelo Souza.
Empresários locais também estão aproveitando a iniciativa para alavancar seus negócios. É o caso de Caio Aragão, dono do bar Drink na Calçada, que se inscreveu nos cursos de Coquetelaria e Atendimento e Vendas na Gastronomia.

"Vejo essas oficinas como uma oportunidade de aprimorar o que já faço e aprender novas técnicas para melhorar a experiência do meu cliente. É um investimento direto no meu negócio”, reforçou o empresário.
Entre os cursos oferecidos estão: Formação de Profissional de Hamburger; Empratamento Profissional; Pizza 360º; Chapeiro Profissional; Molhos, Fundos e Bases; Técnicas de Cortes; Alimentação Inclusiva; Cultura do Vinho; Forno & Fogão; Introdução a Sobremesas; Coquetelaria Tucuju e Boas Práticas em Manipulação de Alimentos, entre outros. As aulas são ministradas por chefs e instrutores reconhecidos nacionalmente.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!