Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRATAMENTO FORA

Com apoio do TFD, família amapaense viaja para Porto Alegre em busca de transplante renal para criança de 3 anos

Programa de Tratamento Fora de Domicílio garantiu passagens e suporte a pequena Manuela, que luta contra uma insuficiência renal crônica.

Por Karla Marques
08/07/2025 10h23
Manoela foi diagnosticada com insuficiência renal crônica em estágio avançado ainda nos primeiros dias de vida

Aos 3 anos, a pequena Manuela Gomes carrega uma força admirável. Diagnosticada com insuficiência renal crônica em estágio avançado, ela embarcou no último sábado, 6, para Porto Alegre (RS), para um novo capítulo na sua história: a possibilidade de um transplante de rim. A viagem foi possível com o suporte do programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) do Governo do Amapá, que viabilizou as passagens aéreas e todo o deslocamento da família.

Sem condições de realizar o tratamento em Porto Grande, cidade onde moram, a mãe Nilcinara Cruz, o marido Manoel Gomes, e as outras duas filhas se mudaram para Santana, mais próximo da capital, Macapá, onde encontraram acolhimento e mais acesso aos cuidados médicos. A criança, que nasceu com a doença, passou a ser acompanhada no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal) com consultas mensais com nefrologista pediátrico.

“Quando fui ter a Manu, ela foi direto para a incubadora. No segundo dia de vida, os exames já mostravam alterações. Foi aí que descobriram que ela tinha falência renal. Foi um baque deixar tudo para trás. Mas a gente sabia que era preciso. Fazemos tudo por ela, e continuamos lutando todos os dias", conta Nilcinara, emocionada.

Família embarcou para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul em busca de um transplante

Desde então, a rotina da família mudou drasticamente. Segundo a mãe, o acolhimento da equipe do TFD foram fundamentais nesse processo. "Demos entrada no pedido em fevereiro deste ano. Ainda faltavam alguns exames, mas conseguimos entregar tudo. Agora em junho, recebemos a resposta positiva. Só tenho a agradecer por essa oportunidade de vida para Manu", destaca a mãe.

Com o TFD garantindo as passagens e a logística da viagem, a família chegou neste fim de semana à capital gaúcha, onde Manuela passará por uma série de avaliações para entrar na fila de transplante. 

Manoela Gomes com os pais, Manoel Gomes e Nilcinara Cruz

“Desde o começo, fomos acolhidos. O Hcal, os médicos, a equipe do TFD,  todos nos ajudaram. Minha filha merece essa oportunidade, e hoje ela tem esse apoio. Já passamos pela primeira consulta. Estamos esperançosos. Manu é um milagre de Deus, uma guerreira. Vivemos por momentos muito difíceis, mas hoje estamos mais perto de dar a ela uma nova chance", reforça Nilcinara.

A família agora aguarda os próximos passos do tratamento em Porto Alegre com fé e confiança. “Ela vai vencer. Vai fazer o transplante, vai se recuperar e a gente vai voltar pra casa. É isso que eu acredito todos os dias", concluiu a mãe.

Tratamento fora do estado

O Tratamento Fora de Domicílio é um benefício garantido por lei para serviços que ainda não são ofertados no Amapá. O programa busca em hospitais ou clínicas na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) ou conveniados de outros estados, o tratamento requerido e encaminha o paciente.

A atual gestão do Governo do Amapá avançou com procedimentos como a cirurgia de artroplastia de ombro reverso, que dispensam o TFD e agora é feita pelo programa Zera Fila. Além disso, está na fase de conclusão do primeiro Centro de Radioterapia do estado, que vai transformar a saúde oncológica, umas das principais demandas do programa.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde