Em rodada de entrevistas, governador Clécio elenca avanços do Amapá em três anos de gestão
Na imprensa local, Clécio Luís destacou resultados em economia, saúde, educação e segurança pública, além de apontar prioridades do Governo do Estado para o próximo ano.
Nos primeiros dias de 2026, o governador do Amapá, Clécio Luís, participou de uma rodada de entrevistas com veículos de comunicação da imprensa local para apresentar o balanço das ações do Governo do Estado entre 2023 e 2025, e compartilhar as perspectivas e prioridades da gestão para este ano. O chefe do Executivo destacou investimentos, entregas e indicadores que refletem avanços em várias áreas, a partir de um planejamento estratégico.
“Nós fizemos muito e ainda temos muito o que mostrar em todas as áreas. O Amapá está caminhando. Vive um bom momento e nós não podemos perder essas oportunidades. E eu estou aproveitando cada oportunidade que Deus e o povo do Amapá me deram”, afirmou Clécio Luís.
As entrevistas foram concedidas entre segunda-feira, 5, e esta sexta-feira, 9, aos programas "Jornal da Cidade", na 101 FM e TV Cidade, com Eraldo Trindade e Felipe Peixoto; "Luiz Melo Entrevista", na Rádio e TV Diário, com Luiz Melo e Ziulana Melo; "Conexão Macapá", na 94,5 FM, com Keila Góes e Petton Laurindo; "Tribuna da Cidade", com Carlos Lobato, na 101 FM; e "O Estado é Notícia", na 102 FM, com Reginaldo Borges, Garcia Brito, Carlos Carmezim e Andrey Mello. A rodada de entrevistas continuará na próxima semana.
Geração de empregos
No campo do desenvolvimento econômico, Clécio Luís destacou a geração de empregos formais, impulsionada por investimentos públicos, fortalecimento da economia local e políticas voltadas à atração de novos negócios. O Amapá registrou no 2º trimestre de 2025 a menor taxa de desemprego da sua história, com 6,9%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de crescimento expressivo no número de empregos com carteira assinada ao longo da atual gestão.
Com a reativação de indústrias, o crescimento do mercado da bioeconomia, e com a chegada da atividade de petróleo e gás ao Amapá, a projeção é seguir crescendo o volume de empregos. Para o governador, os resultados são fruto de um ambiente mais favorável ao fortalecimento da movimentação econômica e à geração de oportunidades de renda para a população.
“Temos orgulho de ser o estado brasileiro que mais gera empregos no Brasil. Nenhum estado do Brasil gerou 31% de empregos de carteira assinada em 2 anos e 11 meses, como foi o Amapá. É desenvolvimento para o nosso estado, e isso se reflete diretamente na vida das pessoas. Nós temos muito o que comemorar, mas temos muito mais o que fazer”, citou Clécio Luís.
Saúde como prioridade
O governador reforçou que a saúde segue como prioridade da gestão, com investimentos contínuos na ampliação da rede, modernização das unidades e criação de novos serviços especializados. O Estado ampliou sua capacidade hospitalar, passando a ter cerca de 1,5 mil leitos com a criação de 472 novos leitos, em sua maioria especializados, como UTI adulto e neonatal, salas vermelhas e hemodiálise.
Desde 2023, o programa Zera Fila diminuiu a lista de pacientes aguardando cirurgias especializadas, realizando mais de 7,6 mil procedimentos. A construção do novo Hospital de Emergências de Macapá, e o funcionamento do Hospital de Porto Grande, certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) como unidade com qualidade e segurança para serviços de saúde, revolucionam a saúde. As reformas e reestruturações em unidades de saúde em diferentes regiões do estado, com aquisição de equipamentos de exames, completam o quadro de investimentos.
“Eu disse que a saúde seria minha prioridade imediata, absoluta e inegociável, e continua sendo. Prova disso são as entregas que estamos fazendo, os investimentos, os números e, sobretudo, os resultados. Ainda temos muitos desafios, mas é inegável o que já melhoramos. É realmente uma revolução na saúde acontecendo no Amapá”, afirmou Clécio Luís.
O governador destacou ainda os avanços na política de oncologia, com a inauguração do Centro de Radioterapia em 2025, e prevê ampliação da Unidade de Oncologia (Unacon) na Zona Norte de Macapá, reunindo diagnóstico, cirurgia, quimioterapia e radioterapia em um só lugar, com equipamentos modernos e equipes especializadas.
Foco na aprendizagem
Na educação, Clécio Luís ressaltou que o Governo tem avançado tanto na infraestrutura quanto nas políticas pedagógicas, com foco central na aprendizagem das crianças. Além de reformas contemplando reconstrução de 34 escolas, ampliações e entrega de equipamentos, a gestão tem priorizado programas voltados à alfabetização na idade certa.
“Tem muito trabalho pela frente, muita entrega material e de coisas importantes, que não são palpáveis, mas que são essenciais, como fazer com que nossas crianças aprendam a ler. Saímos de 19% de crianças que sabiam ler na idade certa para 57%, e vamos chegar a 80%”, projetou o governador.
Enfrentamento à criminalidade
Clécio Luís defende que o Amapá vive o maior ciclo de investimentos da história da segurança pública, com fortalecimento das corporações, integração institucional e valorização dos profissionais. Ao longo da gestão, foram realizados os maiores chamamentos de concursos públicos, além da aquisição de quase 300 novas viaturas, 4,2 mil pistolas Glock, equipamentos de inteligência, a realização de mais de 1,3 mil promoções entre militares e a aquisição da Carreta da Segurança Pública, ampliando a presença do Estado.
“Nós tomamos a decisão de enfrentar as facções e nós estamos vencendo. Há planejamento com um plano estadual de segurança pública, investimentos, integração das forças e resultados na ponta. Somos o estado que mais reduziu a violência no país, porque tomamos decisões e agimos”, ressaltou.
Clécio Luís reforçou que 2026 será um ano de consolidação dos avanços, com mais entregas, continuidade dos investimentos e fortalecimento das políticas públicas que têm promovido desenvolvimento econômico e social, com melhor qualidade de vida para a população amapaense.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!