'Caminhe Conosco': projeto de saúde e bem-estar do Governo do Amapá ganha destaque em revista nacional
Ofertada pelo CVeduc, iniciativa já impactou mais de 120 servidores e teve resultados divulgados na revista do Conselho Federal de Educação Física.

É a segunda vez que os resultados do projeto Caminhe Conosco (Procac), do Governo do Amapá, foram reconhecidos nacionalmente com a publicação na revista do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e destacou a importância da ação para o trabalho público.
A iniciativa, desenvolvida pelo Centro de Valorização da Educação (CVeduc), oferta atividades físicas supervisionadas a profissionais da educação da rede pública estadual, contribuindo diretamente para o bem-estar físico e mental desses trabalhadores.
Antes disso, um artigo científico sobre o projeto foi publicado na Revista Aracê, uma publicação de classificação A2 na Qualis Capes. A escrita do artigo contou com as colaborações do professor de Educação Física Paulo José Morais e do gerente do Atendimento Especializado, Cláudio Soares.
ACESSE A PUBLICAÇÃO DO CONFEF AQUI
ACESSE A PUBLICAÇÃO NA REVISTA ARACÊ AQUI

“Apesar do nome Caminhe Conosco, a gente faz muito mais do que caminhada. Hoje temos um suporte completo, pensando na saúde física e mental dos servidores. Isso mostra como o projeto cresceu”, explicou o professor Edson Canuto Jr., um dos responsáveis pelo Procac.
O projeto é conduzido por Canuto juntamente com Cynthia Frazão, Hilton Martins e Agesandro Rêgo, professores de Educação Física integrantes da Equipe de Educação Física do Atendimento Especializado do CVeduc.
As atividades contam com exercícios como caminhadas orientadas, alongamentos e exercícios funcionais que envolvem força, agilidade, coordenação e flexibilidade, a proposta visa a prevenção de doenças crônicas e transtornos psicológicos, como hipertensão, diabetes, obesidade, depressão e ansiedade.

De acordo com a publicação do CONFEF, o programa já beneficiou cerca de 120 pessoas ao longo de oito anos, e atualmente conta com 27 participantes ativos, com idades entre 43 e 74 anos. A equipe é formada por oito profissionais de Educação Física e três nutricionistas, garantindo um acompanhamento individualizado e de qualidade.
Uma das pesquisas realizadas com 49 participantes entre 2018 e 2021 mostrou que 75% relataram melhora significativa na qualidade de vida, e 60,4% apontaram avanços em sua saúde geral. Os dados reforçam a eficácia da iniciativa como estratégia de promoção de saúde dentro do ambiente de trabalho.

“O impacto do projeto é muito relevante, especialmente no serviço público, onde os profissionais enfrentam altos níveis de estresse. Servidores mais saudáveis desempenham melhor suas funções, e isso também reflete diretamente no aprendizado dos estudantes”, avalia Canuto Jr.
Além do Caminhe Conosco, o CVeduc oferta outros projetos de bem-estar voltados aos profissionais e estudantes da rede estadual, como o Medite Conosco, Pilates e o CVeduc Itinerante. A unidade também realiza atendimentos em psicologia, fisioterapia, assistência social, fonoaudiologia, nutrição e educação física.

A servidora Marly Xavier, de 58 anos, que está há 32 anos na educação, também compartilhou sua experiência.
“Eu fui até afastada do serviço porque não conseguia mais, a coluna travava. Hoje eu me sinto outra pessoa. Faço tudo, tenho mais disposição e até novas amizades. O projeto é maravilhoso", destacou Marly.
Caminhe Conosco
Criado em 2017, o projeto é conduzido por uma equipe de oito profissionais de Educação Física e três nutricionistas. O Caminhe Conosco nasceu com o objetivo de prevenir e tratar condições crônicas, tanto físicas quanto psicológicas, por meio de caminhadas orientadas e alongamentos. Com o tempo, evoluiu para incluir circuitos funcionais com exercícios de força, agilidade, coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade, adaptando-se às necessidades dos participantes.
Com 8 anos de atuação, o projeto já atendeu cerca de 120 pessoas, com turmas que variam entre 15 e 12 alunos por período, abrangendo idades de 43 a 74 anos. A iniciativa é reconhecida como pioneira na promoção da qualidade de vida dos servidores da Secretaria de Educação, e tem impacto direto também na aprendizagem dos estudantes.

As aulas do projeto acontecem na Praça Nossa Senhora de Fátima, em Macapá, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 9h e das 17h às 18h. Para participar, os servidores devem procurar o Atendimento Especializado do CVeduc e agendar uma avaliação física. Caso estejam aptos, já podem iniciar as atividades.
O CVeduc está localizado na Avenida Cora de Carvalho, n. 2012, bairro Santa Rita, em Macapá, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!