Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PETRÓLEO NA MARGEM EQUATORIAL

Governador Clécio reúne por chamada de vídeo com direção da Petrobras e tripulação do navio-sonda NS-42, que já está a caminho do Amapá

Dia 30 é a previsão de chegada do navio-sonda ao Amapá, que fará a maior simulação de acidentes e derramamento de óleo do planeta.

Por Winicius Tavares
18/06/2025 12h32
Governador Clécio Luís em videoconferência com a tripulação do navio sonda NS-42
Governador Clécio Luís em videoconferência com a tripulação do navio sonda NS-42
Foto: Luhana Baddini/Agência Grito

O governador do Amapá, Clécio Luís, participou nesta quarta-feira, 18, de uma videoconferência com a tripulação do navio sonda NS-42, que partiu do Rio de Janeiro e tem chegada prevista ao estado no final deste mês de junho. A embarcação será utilizada pela Petrobras na maior operação de simulação de derramamento e vazamento de óleo já realizada no mundo, parte do processo para avançar na licença de exploração de petróleo na Margem Equatorial.

“Desejamos a vocês uma boa viagem, que naveguem em mares tranquilos e que tudo corra bem até a chegada ao Amapá. Estamos esperando por vocês de forma muito amistosa e calorosa. Acreditamos no que o petróleo pode representar para o Amapá e para o Brasil, trabalhando todos os dias para afastar a desinformação e reforçar a necessidade de continuarmos a pesquisar nossas riquezas. Tenho certeza de que vocês virão para cumprir um papel belíssimo e histórico”, afirmou Clécio Luís. 

Navio NS-42 está a caminho para a maior simulação de vazamento de óleo do planeta
Navio NS-42 está a caminho para a maior simulação de vazamento de óleo do planeta
Foto: Divulgação/Petrobras

A Avaliação Pré-Operacional (APO) do equipamento é a última etapa antes da decisão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre a autorização da atividade na região. A fase inclui ainda simulações práticas de resgate de animais que poderiam ser impactados em caso de vazamentos. 

A Petrobras acumula quase 70 anos de atuação na exploração e produção de petróleo em águas profundas e ultraprofundas, com mais de 3 mil poços perfurados, sem registro de incidentes ambientais.

Tripulação do navio realiza últimas preparações antes da chegada ao Amapá
Tripulação do navio realiza últimas preparações antes da chegada ao Amapá
Foto: Divulgação/Governo do Pará

Durante a videoconferência, o comandante do navio NS-42, Ricardo Amoedo, agradeceu o contato do governador e reforçou o compromisso da equipe com a segurança e a responsabilidade ambiental. 

“A tripulação está muito empenhada e orgulhosa de fazer parte desse projeto e, mesmo que virtualmente, o senhor está muito bem-vindo à nossa Sala de Comando, aqui no NS-42. Temos certeza de que faremos uma operação ambientalmente responsável, com foco também na segurança das pessoas”, destacou Amoedo.

Também participaram da reunião Olavo Colela, assessor da Presidência da República; Wllisses Menezes Afonso, gerente executivo de Poços da Petrobras; José Umberto Arnaud Borges, gerente geral de Poços da Petrobras; e a engenheira da Petrobras a bordo do navio NS-42, Clara Sabio Cantieri.

Compromisso com a segurança ambiental é destaque em videoconferência
Compromisso com a segurança ambiental é destaque em videoconferência
Foto: Maksuel Martins/GEA

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

TAGS: Petrobras