Governo do Amapá realiza abertura da 'Semana de Enfermagem' com debate sobre desafios e avanços do atendimento pré-hospitalar
Programação, coordenada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), iniciou no auditório do Tribunal Regional Eleitoral com mais de 300 participantes.

O Governo do Amapá promoveu a "Semana de Enfermagem" para profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A atividade foi realizada no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP) e reuniu mais de 300 participantes, entre estudantes, técnicos e profissionais do setor, para debater os avanços, desafios e a valorização da enfermagem no contexto do atendimento pré-hospitalar.

A programação na segunda-feira, 26, foi contou com palestras técnicas sobre atendimento de trauma, saúde mental dos profissionais e as novas diretrizes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).
O diretor do Samu estadual e presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-AP), Donato Farias, destacou a proposta do evento.
“Montamos uma programação voltada para mostrar como o profissional de enfermagem atua no Samu, seja no meio terrestre, aquático ou aéreo. É uma oportunidade de orientar nossos profissionais e acadêmicos sobre um setor essencial para a saúde pública do Amapá”, ressaltou Farias.

O ouvidor geral do Cofen, Eduardo Fernando Souza, que veio de Brasília (DF) para participar do evento, explicou que o mês de maio é simbólico para a categoria.

“Estamos comemorando o mês da enfermagem brasileira, com ações em todo o país. Aqui em Macapá, trazemos as normativas que regem a atuação dos enfermeiros e técnicos no atendimento pré-hospitalar, reforçando a importância da valorização e da proteção desses profissionais”, destacou Souza.
O enfermeiro Aurilan Barreto, que atua na área há quase 20 anos, ressaltou os avanços conquistados pelo serviço no estado.

“Já passei por várias instituições, e hoje, no Samu, tenho a oportunidade de aplicar meus conhecimentos em traumatologia nas ocorrências do dia a dia. O serviço evoluiu muito. Temos mais equipamentos, capacitações e especializações para os nossos servidores, o que representa um avanço para a população. Sempre mantemos os profissionais atualizados dentro dos parâmetros exigidos para oferecer um atendimento de excelência”, afirmou Barreto.
Para dar continuidade à programação, na tarde de segunda-feira, 26, aconteceu a simulação de uma explosão com múltiplas vítimas na Rampa do Açaí, na orla de Macapá. A atividade contou com a participação das equipes do Samu em unidades de suporte básico e avançado, como a ambulancha e o helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!