Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INOVAÇÃO NA SAÚDE

Conheça o SAU, canal direto com pacientes nos hospitais gerenciados pela Fundação de Saúde Amapaense

Ferramenta de inovação atua como termômetro da gestão. O serviço fortalece para o aprimoramento na qualidade dos serviços de saúde no Amapá

Por Redação
27/05/2025 15h40
Por meio de pesquisas aplicadas com os usuários, a ferramenta funciona como um verdadeiro termômetro da gestão hospitalar

Você já ouviu falar no Serviço de Atendimento ao Usuário, o SAU?. Trata-se de um canal de comunicação direta com o usuário, criado com o objetivo de ouvir e compreender como foi o atendimento recebido dentro das unidades hospitalares, gerenciadas pela Fundação de Saúde Amapaense, desde a recepção até a finalização, com a alta do paciente.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Sul, o anexo do Hospital de Emergência (HE), a Unidade Estadual de Internação (UEI), em Macapá, e o Hospital Regional de Porto Grande, todas contam com a ferramenta. O objetivo do SAU é medir o nível de satisfação dos usuários em relação ao atendimento recebido.

Por meio de pesquisas aplicadas com os usuários, a ferramenta funciona como um verdadeiro termômetro da gestão hospitalar, fornecendo dados que orientam melhorias e ajustes nos serviços, fluxos de atendimento e práticas de humanização. Neste contexto, o serviço representa também uma inovação na gestão pública da saúde, ao adotar uma escuta ativa e sistemática que coloca o paciente no centro das decisões.

Resultados expressivos

Na UPA Zona Sul, de janeiro a abril deste ano, o SAU aplicou 9.967 pesquisas de satisfação, alcançando índice superior a 90% de aprovação em todos os meses. Somente em abril, o nível de satisfação chegou a 99%. As pesquisas foram conduzidas no momento da alta hospitalar, com apoio da Ouvidoria Interna, e abrangeram todas as áreas da unidade.

Segundo Maria Clara da Cruz Monteiro, ouvidora da UPA Zona Sul, a avaliação dos usuários é essencial para o aprimoramento dos serviços.

Maria Clara da Cruz Monteiro, ouvidora da UPA Zona Sul

“O SAU atua mapeando a experiência do paciente na unidade através de uma pesquisa de satisfação. O usuário avalia os setores pelos quais passou por meio de notas, comentários e observações. Esses dados geram um relatório mensal, que é o indicador de satisfação e mostra como os setores foram avaliados. No mês de abril, o índice foi de 99%, muito bom, o que significa que foi bem avaliado. O relatório traz sugestões para que a gestão e as gerências possam ajustar seus fluxos. O SAU aborda o paciente e uma das perguntas é para que ele dê notas de 1 a 10 para a avaliação”, destacou Maria Clara.

Avaliação positiva também na UEI

Na Unidade Estadual de Internação (UEI), o SAU aplicou 382 pesquisas internas entre janeiro e abril. Os dados demonstraram mais de 95% de aprovação, segundo a metodologia Net Promoter Score (NPS), que mede o nível de satisfação e lealdade dos pacientes. O resultado reflete a confiança na qualidade do atendimento e o reconhecimento ao trabalho das equipes médica, multiprofissional e de apoio. Os aspectos mais elogiados foram o acolhimento, a atenção da equipe, a agilidade nos exames e o ambiente organizado.

Anderson Victor Costa Ferreira, paciente da UEI

Anderson Victor Costa Ferreira, 26 anos, ficou internado por oito dias na UEI. Nesse período, participou da pesquisa de satisfação. Ele parabenizou toda a equipe pelo excelente atendimento prestado desde sua entrada na unidade hospitalar.

"Os serviços e atendimentos recebidos na unidade hospitalar têm sido humanizados", destacou.

Dados do Anexo do HE e do Hospital de Porto Grande

No Anexo do Hospital de Emergência, o SAU realizou 666 pesquisas no primeiro quadrimestre de 2025. Os índices apresentaram evolução contínua, alcançando taxa de satisfação de 100% em todos os meses, consolidando um retrato fiel da experiência dos usuários.

Mileny Rocha foi paciente da unidade entre os dias 11 a 14 de maio e também participou da pesquisa de satisfação. Ela agradeceu a toda a equipe pela recepção calorosa.

Paciente Mileny Rocha com profissionais do anexo do HE

“Vim agradecer imensamente a todos os que cuidaram de mim com amor e carinho. Aos enfermeiros, eu deixo meus mais singelos 'muito obrigada' por tudo! Psicólogas, maqueiros, fisioterapeutas, técnicos, serviços gerais e a todos que me ajudaram nesse momento difícil. Que Deus abençoe a vida de cada um de vocês, que Ele lhes conceda muito sucesso em sua jornada. Vocês são os verdadeiros heróis e heroínas”, disse.

Já no Hospital Regional de Porto Grande, o número de manifestações recebidas também cresceu mês a mês, junto com o índice de aprovação. Foram 1.050 registros, com taxa de satisfação entre 83,90% e 97,46%.

Paciente Francisco de Assis Marques de Araújo no HGPG

Francisco de Assis Marques de Araújo deu entrada no HRPG no último dia 21 de maio. Ele afirmou ter sido bem acolhido desde o primeiro momento e elogiou o atendimento oferecido pela unidade de saúde. 

“O Hospital Regional de Porto Grande está de parabéns pelo excelente serviço prestado e pelos profissionais super atenciosos”, destacou Francisco de Assis.

Inovação e compromisso

O SAU consolida-se como ferramenta de escuta qualificada, aproxima a gestão dos usuários e fortalece a transparência na saúde pública do Amapá. Os dados coletados mensalmente orientam decisões estratégicas para promover melhorias contínuas e garantir atendimento cada vez mais eficaz e humanizado.

“Trata-se de uma inovação aplicada pela Fundação de Saúde que nos permite entregar valor em saúde, com base em evidências e participação ativa dos usuários. Apesar do excelente resultado, é fundamental manter atenção contínua à escuta ativa dos pacientes e à resolução rápida de eventuais insatisfações. ”, destacou Gisela Cezimbra, presidente da Fundação de Saúde Amapaense.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde