Governo do Estado integra parceria que promove ingresso de 25 servidores da educação em curso de doutorado
Acordo de cooperação foi firmado junto ao Instituto Federal do Amapá e à Universidade Federal do Piauí para especialização em políticas públicas.

Uma parceria entre o Governo do Amapá, o Instituto Federal do Amapá (Ifap) e a Universidade Federal do Piauí (IFPI) possibilitou o ingresso de 25 servidores da educação amapaense em curso de doutorado em políticas públicas, por meio do Programa Doutorado Interinstitucional (Dinter). A aula inaugural aconteceu nesta sexta-feira, 16, no auditório da Defensoria Pública do Estado (DPE/AP), em Macapá.
A oportunidade foi disponibilizada após assinatura de acordo de cooperação técnica entre as instituições para o desenvolvimento de diversos projetos e atividades voltadas ao ensino, pesquisa e extensão para servidores do Ifap e da Secretaria de Estado da Educação (Seed). Além de cursos de pós-graduação, a parceria também prevê cursos de qualificação, treinamento de recursos humanos, capacitação, intercâmbio de pessoal técnico e acadêmico, entre outros.

“Esse acordo representa um avanço significativo para o Amapá. Que seja o início de um novo capítulo, onde o conhecimento e o compromisso social caminhem lado a lado. É essa a melhoria que a gente tanto fala no processo educacional, desse momento voltado à valorização profissional e à capacitação dos nossos servidores. É investimento no futuro da nossa educação e um impacto direto na transformação da sociedade”, ressalta a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro.
O curso acontecerá ao longo de quatro anos, sendo os dois primeiros voltados para o embasamento teórico, com aulas presenciais no campus Macapá do Ifap, ministradas pelo corpo docente do Instituto e da Universidade do Piauí. Já o restante do período de doutorado será para desenvolvimento e escrita de teses.

“Pela primeira vez na história nós fazemos o trabalho inverso, trazemos as universidades parceiras para vir para dentro do nosso território, oferecer essa modalidade que é tão importante para o desenvolvimento educacional do Amapá. É através de fortalecimentos como esses que conseguimos ampliar o número de grupos de pesquisa, é para isso que nós fortalecemos e investimos na pesquisa na Amazônia”, frisa o reitor do Ifap, Romaro Silva.
Além dos alunos, a aula inaugural contou com a presença de professores e servidores das três instituições e também da deputada federal, Professora Gorete.
Uma das doutorandas é a servidora Dilma Barreto, professora da educação especial e inclusiva da rede estadual de ensino, que está ansiosa pela tão aguardada qualificação profissional. Segundo ela, é uma alegria poder se capacitar a nível de doutorado sem sair do Amapá.
“Se caracteriza um avanço porque a gente sempre precisou sair do estado para ter formação. E agora, com esse doutorado, temos a possibilidade de fazer aqui, na nossa própria cidade, com professores qualificados. Acredito que é um sonho para a maioria dos que estão aqui nesse processo de aprendizagem”, afirma Dilma.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!