Novas condições para negócios no Amapá atraem interesse de empresa nacional para produzir frango e ovos com produtores locais
Governador Clécio Luis conheceu a iniciativa de alta qualidade genética para maior produção avícola em território amapaense.

As excelentes condições para negócios proporcionadas pelo Estado atraíram o interesse de instalação no Amapá da "West Aves", grupo empresarial de Santa Catarina especializado na produção e comercialização de pintos de corte e postura, com genética de alta qualidade. Nesta quarta-feira, 14, no Palácio do Setentrião, empresários apresentaram ao governador Clécio Luís o planejamento estratégico da iniciativa.
“Muitos amapaenses foram morar em Santa Catarina atrás de emprego e o que nós estamos fazendo hoje é o inverso. O que for necessário, nós vamos fazer para ter essa atividade econômica aqui. Essa tecnologia e metodologia, envolvendo a agricultura familiar, é o que nós precisamos no Amapá. Nós estamos muito animados. São bem-vindos para ajudar a transformar o estado num polo produtor de genética, de ovos e de frangos”, ressaltou Clécio Luís.

A iniciativa busca apoio do Governo do Amapá para montar um centro de pesquisa genética e também para produzir matrizes de frangos e ovos, fortalecendo o hábito do consumo consciente, oferecendo à mesa das famílias alimentos saudáveis, com respeito ao meio ambiente. O investimento atuará alinhado ao plano de Governo da gestão, que busca o desenvolvimento sustentável e a geração de empregos formais.

Na terça-feira, 13, o grupo empresarial se reuniu com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá), onde a equipe apresentou as condições e possibilidades para a instalação da iniciativa no Amapá.
“A maneira que fomos recebidos aqui no Amapá foi muito boa. Obrigado pela receptividade e o nível de organização”, citou Gabriel Lucas de Souza, membro do Conselho de Administração da empresa.

A West Aves propõe ainda a estruturação dos espaços de produção com capacitação de mão de obra local, segurança alimentar, sustentabilidade produtiva e geração de renda. Com a produção futura, será possível incluir os ovos em programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além do comércio local e internacional.
“Iniciativas como esta, trazendo qualidade na produção de frangos e ovos, e gerando emprego e renda, melhora a vida das pessoas e do estado. Não tem como dar errado. É a única produção com qualidade genética conduzida por empresa genuinamente brasileira”, afirmou Adilson Mognol, CEO da West Aves.

Com foco na construção de um Centro de Pesquisa Genética em Avicultura, a iniciativa conta com parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O grupo realizou ainda uma visita técnica ao projeto de pesquisa de avicultura da Embrapa no Polo da Fazendinha, com produção agroecológica de ovos de galinha.
“Nós precisamos desse tipo de arranjo produtivo fortalecido no Amapá”, comentou Antônio Cláudio, Chefe Geral da Embrapa no Amapá.

Acompanharam a agenda representantes do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap), da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!