Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE MENTAL

Governo do Amapá se reúne com multiprofissionais para levantar e debater dados da Rede de Atenção Psicossocial

Psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais participaram do momento que garante melhorias na continuidade do tratamento de pacientes que sofrem com transtornos metais.

Por Lorena Lima
12/05/2025 10h01
Psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e técnicos em enfermagem

A Secretaria da Saúde (Sesa) do Governo do Estado promoveu a Reunião de Alinhamento da Enfermaria de Saúde Mental do Hospital de Emergência. O encontro ocorre anualmente e verifica a quantidade de atendimentos dos últimos anos na Rede de Atenção Psicossocial, composta pela por multiprofissionais amapaenses, como psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais.

No encontro dessa sexta-feira, 9, a enfermaria revelou que o Governo do Amapá atendeu, no ano passado, 609 pacientes na enfermaria de saúde mental do Hospital de Emergência (HE) de Macapá, enquanto no período de janeiro a março desse ano foram 183.

Saúde mental é primordial para acolher pacientes e promover bem estar dos amapaenses

Além disso, foi verificado que 0,21% da população amapaense já foi assistida pela Rede, representando as melhorias na continuidade dos tratamentos para pessoas que sofrem com transtornos metais, principalmente casos de depressão, ansiedade, tentativas de suicídio e distúrbios alimentares, além de aprimorar entendimentos para os profissionais estaduais.

A coordenadora estadual de saúde mental, Marlucia Milhomem, explica o que o levantamento revela sobre a assistência multiprofissional que os pacientes possuem na enfermaria de saúde mental.

Marlucia Milhomem, coordenadora estadual de saúde mental da Sesa

“Com esses números podemos trabalhar as políticas públicas e dar visibilidade à importância da enfermaria. Hoje temos uma equipe multiprofissional qualificada em saúde mental para atender as pessoas que passam por crises de saúde mental e que necessitam de um atendimento adequado, que seria o nosso Hospital de Emergência”, reforçou Marlucia.

O psicólogo da Enfermaria de Saúde Mental do HE, Adyr Santos, explicou como o trabalho efetivo do governador Clécio Luís criou uma integração na Rede de Assistência Psicossocial no Amapá.

“Os números mostram que nosso serviço é bem ativo e pretendemos estender para todo o estado, não somente contratando mais psicológicos, mas psiquiátricos também. Que todos os hospitais da Rede, de Laranjal do Jari até Oiapoque, estejam ali com uma equipe montada para atender os que mais precisam”, revelou o psicólogo.

Ady Santos, psicólogo da enfermaria de saúde mental do HE

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde