Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INTERCÂMBIO EDUCACIONAL

Estudantes do Amapá embarcam em intercâmbio na Guiana Francesa para formação profissional e cultural, com apoio do Governo do Estado

Dez alunos do Centro Maria Salomé embarcam neste domingo,12, para Matoury, onde participam de curso na área da construção civil com financiamento do programa Erasmus+.

Por Breno Pantoja
10/05/2025 11h00
Dez alunos dos cursos técnicos em edificações embarcam rumo a Matoury, onde permanecem até o dia 28 de maio

A segunda etapa do intercâmbio educacional entre o Centro de Educação Profissional Maria Salomé Gomes Sares e o Liceu Polivalente Balata, da Guiana Francesa, já tem data marcada. Neste domingo, 11, dez alunos dos cursos técnicos em edificações embarcam rumo a Matoury, onde permanecem até o dia 28 de maio para vivenciar experiências formativas e culturais.

A preparação dos alunos incluiu aulas de francês, rodas de conversa e atividades para diferenciar áreas da construção

Com apoio do Governo do Amapá a iniciativa é resultado dos termos de cooperação assinados em 2023 e 2024 pelas duas instituições e financiado com recursos do programa Erasmus+, da Escola Liceu Balata, com o objetivo de oportunizar novas experiências e crescimento profissional e pessoal, e ainda fortalecer as relações entre os dois países no âmbito educacional.

Antes da viagem, os estudantes participaram de uma cerimônia simbólica de entrega de kits de intercâmbio nesta sexta-feira, 9, no auditório do Centro Maria Salomé. O kit inclui camisa, caderno de anotações, caneta, crachá e sacola personalizada. A saída será feita em ônibus disponibilizado pela Seed, com apoio da Escola Licel Barata, que fará o transporte em vans até o município francês de Matoury.

O kit inclui camisa, caderno de anotações, caneta, crachá e sacola personalizada

A secretária adjunta de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Ivone Conceição, destacou que a experiência representa um avanço na política de internacionalização da educação no Amapá.

“Esse momento é muito importante porque reforça a formação profissional, o intercâmbio cultural e acadêmico. Agora chegou a vez dos nossos estudantes irem até lá e representarem nossa escola, nosso estado. É um marco importante que começa a se consolidar para outras gerações”, afirmou a secretária adjunta.

Secretária adjunta de Gestão de Pessoas, Ivone Conceição

A preparação dos alunos incluiu aulas de francês, rodas de conversa sobre o choque cultural e atividades voltadas ao entendimento das diferenças na área da construção civil. Para a estudante Marciane Carvalho, 36 anos, essa será a primeira experiência internacional e um sonho iniciado há mais de uma década.

Estudante do curso técnico de Edificações, Marciane Carvalho

“Eu comecei minha trajetória no Salomé grávida, há dez anos. Vi os alunos de edificações em aula prática e me encantei. Hoje, estou prestes a viver uma das maiores experiências da minha vida. Vamos trocar conhecimentos e representar o nosso estado com muita dedicação”, conta a estudante. 

Outro participante do grupo, Gilderlan Amaral, de 35 anos, também compartilha da empolgação. Ele acredita que o intercâmbio representa uma oportunidade de mudar não só a carreira, mas também como se enxerga a construção civil no estado. 

Vamos aprender sobre técnicas de madeiramento, que aqui muitas vezes são deixadas de lado. Queremos trazer esse conhecimento para aplicar aqui com mais sustentabilidade e inovação", destacou Gilderlan.

O estudante Gilderlan Amaral, de 35 anos

A coordenadora do GT de Relações Internacionais da Secretaria de Educação, Jaqueline Reis, reforçou o esforço coletivo para viabilizar a ação.

Coordenadora do GT de Relações Internacionais da Seed, Jaqueline Reis

“Mais de 30 profissionais da educação estiveram envolvidos nesse processo. Tudo foi pensado para garantir aos alunos uma experiência transformadora. É uma oportunidade única que abre portas para uma nova fase na vida de cada um deles" completou Jaqueline.

A comitiva amapaense conta com dois professores, uma coordenadora de estágio, uma técnica do Núcleo de Educação Profissional e uma intérprete, que acompanharão os alunos em suas atividades de estágio e vivência no sistema educacional francês.

Essa é a segunda etapa do intercâmbio, a primeira ocorreu mês passado durante três semanas. Ao todo, ove estudantes e dois professores da Escola Liceu Polivalente Balata, participaram de diversas atividades de ensino e cultura junto ao Centro de Educação Profissional Maria Salomé. Entre as atividades de educação profissional realizadas estiveram aulas teóricas e práticas, visitas técnicas, estágio em empresas de construção, entre outros.

O retorno está previsto para o dia 29 de maio, quando os estudantes trarão na bagagem novos conhecimentos técnicos e experiências culturais que vão contribuir para o desenvolvimento da construção civil no estado.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação