Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOVAS OPORTUNIDADES

Governo do Estado inaugura laboratório de informática para alunos em regime socioeducativo

Projeto visa a inclusão e qualificação profissional de jovens para reintegração social.

Por Rafaela Pereira
09/05/2025 08h47
Medida usa educação tecnológica como ferramenta de transformação social

O Governo do Estado inaugurou nesta quinta-feira, 8, dois laboratórios do projeto “Educação Tecnológica para Adolescentes em Medida Socioeducativa”. O resultado é uma parceria com a Central de Garantias e Execução de Penas Alternativas, do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), que destinou recursos para as implantações no Núcleo de Medida Socioeducativa de Internação Masculina (Cesein) e no Núcleo de Internação Feminina.

A iniciativa tem como foco principal ampliar o acesso à educação tecnológica como ferramenta de transformação social, aprendizado e reintegração para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. A estrutura moderna e bem equipada dos laboratórios proporciona oportunidades reais de aprendizado e qualificação profissional.

Equipamentos vão auxiliar no processo de ressocialização
Diretor-Presidente Luís Eduardo Garcez

“Essa inauguração representa um marco importante no fortalecimento das políticas de socioeducação. A tecnologia é um meio poderoso para ampliar horizontes e permitir que esses jovens escrevam uma nova história", disse o diretor-presidente do Cesein, Luís Eduardo Garcez.

Com acesso às tecnologias da informação, os participantes podem melhorar o nível de escolaridade, aprender a utilizar ferramentas digitais e participar de cursos profissionalizantes, preparando-se para o mercado de trabalho.

Carlos Leite Gerente do CESEIN

“Conseguimos oferecer um ambiente de inclusão e crescimento pelos laboratórios. Aqui, os adolescentes terão acesso a ferramentas que muitos nunca tiveram oportunidade de usar, o que faz toda a diferença no processo de ressocialização", afirmou o gerente do Cesein, Carlos Leite.

O projeto também busca combater a exclusão social e o preconceito enfrentado por esses jovens, oferecendo a chance de reconstruir trajetórias e se reintegrar como cidadãos ativos e produtivos.  

“Este projeto vai muito além da inclusão digital. Ele representa uma oportunidade concreta de transformação na vida dos adolescentes. Quando oferecemos acesso à educação tecnológica, estamos mostrando que acreditamos no potencial de cada um deles para reescrever suas histórias”, destacou a pedagoga do Tjap, Janete Paiva.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!