Plano Estadual de Recursos Hídricos do Amapá é destaque no 2° Fórum Brasil das Águas na Paraíba
Programação que reúne instituições para debater os desafios da gestão dos recursos naturais e a universalização do saneamento encerra nesta sexta-feira, 9.

O Amapá banhado pelo Rio Amazonas, região por onde passam mais de 20% da água doce, ganhou destaque no 2° Fórum Brasil das Águas, em João Pessoa, na Paraíba. O evento que encerra nesta sexta-feira, 9, conta com a participação de todos os estados que compartilham experiências e debatem temáticas de gestão hídrica.
O Fórum Brasil das Águas é um evento que realiza palestras, assembleias e painéis. A programação reúne diversas instituições, gestores públicos de todas as esferas, iniciativa privada e a sociedade em geral com o intuito de debater os desafios relacionados à gestão dos recursos hídricos, uso racional da água, reuso, inovação, regulação e o financiamento de obras e serviços essenciais com foco em um futuro mais sustentável e igualitário.

O Governo do Amapá, que está na última etapa de construção do Plano Estadual de Recursos Hídricos, vai gerir um dos maiores volumes de água doce do planeta. No evento, o estado é representado por uma equipe de profissionais da Secretaria de Meio Ambiente (Sema).

"A importância do Amapá nas discussões que envolvem a água do planeta é indispensável. Pois, esse é um momento de compartilhar informações de riqueza e gestão, um passo importante neste momento que estamos passando por eventos climáticos extremos. Com esse contexto, interagir com outras instituições e profissionais enriquece a troca de conhecimentos e, oportuniza parcerias futuras", enfatizou Sarah Neri, coordenadora de Monitoramento e Sala de Situação da Sema.
Durante o Fórum, também foi apresentado o novo Marco Regulatório do Saneamento Básico no Brasil e sua atuação como mecanismo criado para ajudar a superar os desafios da falta de infraestrutura e a desigualdade entre as regiões e, assim, universalizar esse cenário nacional. Além disso, o encontro promoveu intercâmbio de experiências entre os estados e a realização de oficinas e capacitações voltadas à fiscalização, ao monitoramento e à educação ambiental.

“Referente a fiscalização ambiental, o Fórum debateu painéis de outorga sobre o tema como instrumento de gestão e planejamento, poluição de água e solo, causas e consequências, modernização da fiscalização de recursos hídricos e segurança de barragens. Também tivemos capacitação para aprimorar os serviços com efetividade”, explicou Bruno Esdras, coordenador de Fiscalização Ambiental da Sema.
No evento estiveram presentes representantes, gestores e presidentes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); Instituto Trata Brasil; Conselho Latino Americano da Água, Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA); Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS); Coordenadoria de Gestão de Recursos Hídricos; Coordenadoria de Fiscalização Ambiental; Coordenadoria de Monitoramento e Sala de Situação e Coordenadoria de Estudos, Educação Ambiental e Acervo da Sema.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!