Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MAIO AMARELO

'Desacelere. Seu bem maior é a vida': Governo do Amapá realiza abertura da campanha Maio Amarelo, em Laranjal do Jari

Ação no município da Região Sul do estado contou com palestra e dinâmicas sobre segurança no trânsito para alunos da Escola Estadual Mineko Hayashida.

Por Vithória Barreto
07/05/2025 14h30

Com tema: “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, o Governo do Amapá lançou nesta terça-feira, 6, a Campanha Maio Amarelo, em uma ação educativa com a Câmara Municipal de Laranjal do Jari. O movimento é coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e teve sua primeira atividade voltada para 80 alunos da Escola Estadual Mineko Hayashida.

A ação foi marcada por uma palestra sobre segurança no trânsito realizada pelos agentes da Operação Lei Seca e servidores da Escola Pública de Trânsito (EPT). Durante a instrução, são abordados o tema da campanha anual e dicas sobre como colaborar para um trânsito mais seguro, com foco na legislação de trânsito.

A dinâmica do óculos de realidade aumentada, apresentada pela primeira vez durante a 53ª Expofeira do Amapá também fez parte da apresentação, e levou os alunos a conhecerem de forma lúdica, os efeitos causados pelo consumo de bebida alcoólica.

Selma Miranda, chefe de gabinete do Detran-AP

“Neste ato simbólico de abertura, o Detran Amapá inicia as atividades da campanha Maio Amarelo no município de Laranjal do Jari. A campanha deste ano vem para alertar a população sobre desacelerar não só no trânsito, mas na vida, com atitudes que promovam a paz e possam combater a incidência de sinistros de trânsito”, destacou a chefe de gabinete do Detran-AP, Selma Miranda.

A campanha continuará na Região Sul do Amapá com ações de abordagem a pedestres, ciclistas e condutores de veículos, desta vez no município de Vitória do Jari. 

Maio Amarelo

O movimento Maio Amarelo busca sensibilizar motoristas, ciclistas, pedestres e a comunidade em geral para a redução dos índices de acidentes e mortes no trânsito. Durante todo o mês de maio há um trabalho contínuo para fomentar debates sobre o tema, integrando diversos órgãos públicos e entidades.

Criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) em 2014, o Maio Amarelo surgiu como resposta à resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2011, que declarou a Década de Ação para a Segurança no Trânsito. A cor amarela foi escolhida para a campanha por simbolizar atenção e advertência, como nas placas de trânsito.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!