Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Com apoio do Governo do Estado, Ministério Público e Unicef lançam a 5ª edição de selo para fortalecer políticas da infância e adolescência

Evento marca o início da adesão dos municípios ao 'Selo Unicef', que busca o fortalecimento da primeira infância.

Por Alice Palmerim
07/05/2025 11h00
Momento contou com representantes dos Três Poderes, associações e prefeitos dos municípios
Momento contou com representantes dos Três Poderes, associações e prefeitos dos municípios
Foto: Divulgação/MP-AP

Estimular e reconhecer os avanços na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes são alguns dos objetivos do ‘Selo Unicef’. O lançamento da 5ª edição (2025-2028) foi realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Ministério Público do Amapá (MP/AP) com apoio do Governo do Estado nesta terça-feira, 6, na sede do MP, na Zona Sul de Macapá. 

Representando o governador do Amapá, Clécio Luís, a secretária da Estado da Educação, Sandra Casimiro, destacou a importância da atuação em conjunto dos 16 municípios em prol do fortalecimento da primeira infância.  

Secretária da Educação, Sandra Casimiro
Secretária da Educação, Sandra Casimiro
Foto: Adriano Monteiro/GEA

“É emocionante ver diversas autoridades reunidas em defesa da primeira infância. Destacamos dentro da parte educacional, o 'Criança Alfabetizada' que está fazendo a diferença, com mais de 50 milhões de investimento na educação amapaense. Em 2023, o Estado ganhou destaque nacional ao avançar de 21% para 43%, em um ano, no processo de alfabetização das crianças e adolescentes, isso representa o compromisso do Governo do Amapá, mas principalmente a atuação das prefeituras, porque sem a base dentro dos municípios, os bons resultados não se consolidam”, destacou a secretária. 

O evento marca o início do período de adesão dos municípios à iniciativa. No Amapá, a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos (Sedih) irá acompanhar, monitorar e assessorar, integrando as pautas das demais pastas, como Saúde, Educação e Assistente Social para fortalecer as ações e integrar a atual gestão com os municípios e a população, como destacou o secretário da Sedih, Richard Madureira.  

Secretário dos Direitos Humanos, Richard Madureira.  
Secretário dos Direitos Humanos, Richard Madureira.  
Foto: Adriano Monteiro/GEA

“O Selo Unicef é um marco na construção e fortalecimento de todas as políticas voltadas às crianças e adolescentes, e o Estado, como indutor, articulador e fomentador dessas políticas, apoia essa iniciativa, que interliga as prefeituras e organizações ao Governo e à população. Cumprindo com o compromisso do governador Clécio em aproximar os serviços que prestamos à sociedade, principalmente dando dignidade para quem mais precisa”, disse o secretário. 

A cada nova edição do Selo, o Amapá vem aumentando a participação através da adesão de mais municípios, como destacou a chefe do escritório da Unicef no Amapá, Pará, Tocantins e Mato Grosso, Mariana Rocha.     

Chefe do escritório da Unicef no Amapá, Pará, Tocantins e Mato Grosso, Mariana Rocha
Chefe do escritório da Unicef no Amapá, Pará, Tocantins e Mato Grosso, Mariana Rocha
Foto: Adriano Monteiro/GEA

“Estamos no início desse novo ciclo, onde os prefeitos têm até o dia 9 de junho para fazer as inscrições, e a partir daí a gente vai começar uma jornada, avaliando os indicadores e apoiando as equipes técnicas para garantir a efetividade de direitos em saúde, educação e proteção contra a violência, garantido que as crianças e adolescentes se desenvolvam”, destacou Mariana. 

A adesão ao Selo Unicef é gratuita e pode ser realizada pelo site do programa até o dia 9 de junho de 2025. A realização do Selo Unicef contou ainda com a parceria da Assembleia Legislativa, Ministério Público, Tribunal de Contas e Associação de Municípios. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação