Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA INDÍGENA

Com penas de arara e pintura Yarari, jovens Galibi Marworno vencem 1º Concurso Casal Indígena do Amapá

Concurso de beleza e representatividade cultural marcou o encerramento do 2º Festival e Feira Cultural dos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará.

Por Fabiana Figueiredo
01/12/2024 23h16

Jovens Gabili Marworno venceram concurso Casal IndígenaJovens Gabili Marworno venceram concurso Casal IndígenaOs jovens Lucas Campos, de 17 anos, Thamires Forte, de 19 anos, da etnia Galibi Marworno venceram no sábado, 30, o 1º Concurso Casal Indígena do Amapá. O concurso de beleza e representatividade cultural marcou o encerramento do 2º Festival e Feira Cultural dos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará, realizado pelo Governo do Estado e parceiros no município de Oiapoque.

Dentre os 6 casais participantes, Lucas e Thamires chamaram a atenção dos jurados e também do público presente. Adornados com penas de araras e representando as chuvas por meio da pintura Yarari, os jovens defendem o meio ambiente no contexto das mudanças climáticas.

“Fui convidado pra representar meu povo e foi muito emocionante mostrar a cultura Galibi Marworno. Estou muito feliz”, expressou o vencedor Lucas Campos.

Concurso de beleza e representatividade cultural contou com a participação de 6 casaisConcurso de beleza e representatividade cultural contou com a participação de 6 casaisA primeira edição do concurso contou com a participação de indígenas de 16 a 30 anos, vestidos com roupas tradicionais de seus povos, compostos por biojoias, angliçá, cocar, brincos de penas, kamichá e colar de guerreiro, e as pinturas sobre os espíritos ancestrais e de comemoração.

“Terceiro e último dia de festival, mostrando as diferentes etnias dos povos indígenas do Amapá e Norte do Pará. Esse festival é uma política importante, porque através dele conseguiu fomentar a economia, defender a sociobiodiversidade, mostrar para a população quem são os povos indígenas”, disse a secretária dos Povos Indígenas do Amapá, Sônia Jeanjacque.

Festival e Feira de Cultura Indígena reuniu 9 etnias em OiapoqueFestival e Feira de Cultura Indígena reuniu 9 etnias em Oiapoque

Festival

Com o objetivo de fortalecer as tradições, costumes e assim como realizar um intercâmbio entre os povos, o 2º Festival e Feira Cultural dos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará reuniu cerca de 600 indígenas, em atividades na aldeia do Manga, em Oiapoque , e na sede do município.

O evento contou com jogos interculturais, artesanato, artes visuais, pintura corporal, atividades culturais, feira gastronômica e atendimentos de saúde por meio da Coordenação de Saúde Indígena da Secretaria de Saúde, com atendimento médico, primeiros socorros, assistência farmacêutica, encaminhamentos para especialidades, e curativos.

Além da Secretaria dos Povos Indígenas (Sepi), o festival foi coordenado pelas secretarias de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), Bem-Estar Animal, Cultura (Secult), Turismo (Setur), Ciência e Tecnologia (Setec), Desporto e Lazer (Sedel), Saúde (Sesa) e Comunicação (Secom).

A programação foi realizada em parceria com a Prefeitura de Oiapoque, Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Amapá (Fundação Marabaixo); Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap); Universidade Federal do Amapá (Unifap); Amapatec; Instituto de Desenvolvimento Rural (Rurap); Corpo de Bombeiro Militar do Amapá, Defesa Civil Estadual e Exército Brasileiro, através da 22° Brigada Foz do Amazonas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!