1º Festival do Açaí de Mazagão inicia com oportunidades de empreendedorismo e atrações culturais
Evento segue até domingo, 12, com destaque para a cadeia produtiva do fruto, que é tradicional na mesa do amapaense.
Evento traz oportunidades de empreendedorismo e lazer para a população
O 1º Festival do Açaí de Mazagão teve início na sexta-feira, 10, com apresentações culturais, desfiles, empreendedorismo, gastronomia e apresentação da cadeia produtiva que exalta o fruto tradicional na mesa do amapaense. O evento é realizado pela Prefeitura de Mazagão em parceria com o Governo do Amapá.
A programação segue até domingo, 12, com oportunidades para 50 empreendedores que ofertam artesanato, lanches, comidas típicas e bebidas em uma estrutura cedida pela Secretaria de Estado e Empreendedorismo (Sete). No local, os visitantes podem conhecer iguarias como vinho do açaí, que é vendido para outros estados e países, com aquisição da matéria-prima na região de Mazagão.
Presente no evento, a governadora do Amapá em exercício, Alliny Serrão, destacou que o festival fortalece a economia e o turismo do município, além de trazer oportunidades de lazer aos moradores e visitantes.
“Esse Festival do Açaí está sendo um grande sucesso. Visitamos as barracas, conhecendo todos os empreendedores, as exposições e os produtos que estão sendo vendidos. Viemos cumprir essa missão, com orientação do governador, Clécio Luís", apontou Alliny Serrão.
Uma das empresas que está expondo no festival é a BioAçaí, que já comercializa a polpa do fruto em diversos estados do Brasil e vários outros países. O empreendimento industrializa cerca de 120 toneladas de açaí mensalmente e é certificado com o Selo Amapá, garantido pelo Governo do Estado a empresas que utilizam matéria-prima amapaense.
“O açaí é muito bem aceito e é uma excelente fonte de renda. Atualmente, o mundo já conhece o fruto e já enviamos o produto para países como Japão, Estados Unidos e Grécia. Mas, não esquecemos de manter como fonte principal os nossos ribeirinhos. Temos 25 colaboradores e um grande mercado em expansão”, destacou o presidente da empresa BiaAçaí, Jucimar Pureza.
Outro empreendimento que atua no festival é CamayAçaí, da comunidade de Camaipi, área rural de Mazagão, que comercializa o fruto de maneira artesanal e de forma gourmet.
“Estar no festival para nós significa uma grande conquista já que somos mazaganenses e essa é uma oportunidade de mostrarmos o nosso açaí tradicional e também a versão com mel, granola e balas, que para nós é bem diferente”, enfatizou o empreendedor Bruno Costa.
Mazagão apresenta uma extensa área ribeirinha, com mais de 100 comunidades extrativistas e com açaizais nativos e manejáveis, que abastecem o mercado local e também da capital.
“Temos um grande potencial e um produto de qualidade, o que impulsionou esse festival, gerando emprego e renda para o nosso município; além de ser uma apresentação desse alimento tão desejado pelo nosso povo e apreciado em todas partes desse país”, disse o prefeito de Mazagão, Dudão Costa.
Investimentos
O Governo do Amapá também fomenta a cadeia produtiva do açaí em Mazagão, através do Programa de Produção Integrada de Alimentos (PPI), que na região investe cerca de R$ 6,7 milhões e atende 425 famílias com o manejo de açaizais nativos.
Confira a programação do 1º Festival de Açaí de Mazagão:
Sábado, 11
- 17h - Visitação aos stands
- 18h30 - Apresentação cultural das escolas
- 20h30 - Concurso maior Tomador de Açaí
- 23h30 - Show de Rogério e CIA
- 1h30 - Banda Batidão do Melody
Domingo, 12
- 18h30 - Abertura da visitação aos stands
- 20h30 - Premiação dos concursos
- 21h - DJ
- 22h30 - Show de Artur Lorran
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!