Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Em seminário, Ueap anuncia previsão de criação dos cursos de Medicina, Oceanografia, Geologia e Economia

O evento ocorre nesta semana, debatendo como a universidade se prepara para enfrentar a chamada “nova fase de desenvolvimento do Amapá”, especialmente com a exploração de petróleo na Margem Equatorial.

Por Diego Diniz
02/12/2025 16h00
Mesa de abertura contou com Santiago Chaves e Cláudia Chelala, (Unifap), além do vice-governador Antonio Teles Jr.

A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) deu início, na segunda-feira, 1º, ao 2º Seminário de Graduação: “Perspectivas atuais da educação superior”, um evento bienal que visa promover e renovar o debate sobre o papel da academia diante dos desafios e demandas da sociedade. No primeiro dia do evento, a Ueap anunciou a previsão de criação de novos cursos, incluindo Medicina, Oceanografia e Economia.

Com a participação de professores, analistas e autoridades, o seminário acontece nos dias 1º e 2 de dezembro no campus principal da capital, consolidando-se como um fórum essencial para a troca de experiências e o aprimoramento das práticas universitárias, incluindo também o polo universitário da Ueap no município do Amapá, que receberá o seminário na próxima sexta-feira, 5. A proposta central do evento é ir além da discussão teórica, fomentando o intercâmbio de informações e conhecimentos entre os diversos cursos, campi e líderes da sociedade.

Implementação de novos cursos
Para atender às novas demandas, especialmente ligadas à exploração de petróleo na Margem Equatorial do país, a Ueap prepara uma série de iniciativas. A reitora da instituição, Dra. Kátia Paulino, confirmou que a universidade estuda a viabilidade de novos cursos, já previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), como Oceanografia, Geologia, Economia e Medicina.

“Este seminário serve para analisarmos a situação atual das graduações da Ueap e identificar quais são as necessidades mais urgentes. Por isso, já queremos viabilizar a entrada desses novos cursos”, revelou a reitora, que destacou também o interesse de diversos parlamentares em incentivar a implementação de novas estruturas na universidade.

O vice-governador Antonio Teles Jr. ressaltou a importância da Ueap em promover pesquisa aplicada capaz de gerar novos mercados e negócios, especialmente no setor de óleo e gás, o que ele chamou de “nova fase de desenvolvimento do estado do Amapá”.

“50% da população do Amapá tem, no máximo, 29 anos. Somos um dos estados mais jovens do país, e estou convicto de que temos totais condições de superar esses novos desafios. Para isso, precisamos qualificar esses jovens, e contamos com instituições e corpo técnico suficientes para isso”, afirmou Teles.

Teles Jr afirmou que o Amapá passa por uma nova fase de desenvolvimento

Seminário chega ao interior: Território dos Lagos
Uma das grandes novidades desta edição é a expansão da programação para o interior do estado. Pela primeira vez, o Seminário de Graduação da Ueap será realizado no Território dos Lagos, no município do Amapá, no dia 5 de dezembro.

O professor convidado, pedagogo Dr. Francisco Thiago Silva (UnB), destacou a importância de refletir as realidades locais e regionais nos currículos e nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs). Segundo ele, o grande diferencial a ser explorado pela Ueap está justamente na identidade amazônica e não-urbana.

“Vejo a importância de trazer as realidades locais e regionais para os documentos e práticas de ensino, incluindo as populações da zona rural, quilombolas e ribeirinhas. A própria presença da universidade ali abre horizontes de possibilidades para ampliar a discussão e fortalecer novos projetos de curso”, destacou.

O pedagogo Francisco Thiago vê na identidade amazônica um triunfo para a construção de novos projetos de curso

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação