Governo do Amapá discute simplificação do sistema tributário em encontro com auditores fiscais
Evento debateu ferramentas para construir políticas fazendárias mais justas e de fácil compreensão para a sociedade.
Secretário de Fazenda, Jesus Vidal, durante encontro do Sindifisco
Garantias de um sistema tributário mais simples e de fácil compreensão, que mantenha preços acessíveis aos consumidores, foram alguns dos pontos defendidos pelo Governo do Estado durante o 2º workshop do Sindicato dos Auditores e Fiscais da Secretaria da Receita do Amapá (Sindifisco).
O secretário de Fazenda, Jesus Vidal, também elencou a importância da Zona Franca Verde e da Área de Livre Comércio de Macapá para impulsionar o crescimento econômico do estado.
“Estamos atentos à atualização do fisco e a proposta do Estado é incluir a permanência dos preços acessíveis para não prejudicar os nossos consumidores”, enfatizou o secretário.
O assunto é um dos mais discutidos nacionalmente, e tem como objetivo construir metodologias que tornem o sistema tributário brasileiro mais igualitário
“Trouxemos essas discussões para o workshop, pois vimos a necessidade de debater sobre o desenvolvimento do fisco estadual e as ferramentas necessárias para se construir um fisco justo. Esse momento é fundamental para termos diálogos e ideias, contemplados com muita técnica e soluções efetivas para a sociedade ", pontuou a presidente do Sindifisco, Wilzete Mota.
A Receita Estadual é a responsável por controlar as leis tributárias a nível local, como Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) e Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
A gestão e fiscalização das leis e regras tributárias envolve recolhimento de impostos, definição de datas e cronogramas, cobrança de contribuições em atraso, verificação do enquadramento de empresas nos regimes tributários corretos, formatos de emissão de documentos fiscais, entre outros.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!