Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

SVS promove capacitação sobre tuberculose para profissionais da área da saúde

A capacitação busca sensibilizar a classe sobre a importância do diagnóstico precoce, do tratamento adequado e acompanhamento da doença.

Por Mônica Silva
21/03/2023 15h42

Palestras ocorrem até a quinta-feira, 23

O Governo do Amapá iniciou nesta terça-feira, 21, uma série de debates sobre tuberculose. A ação é destinada a profissionais que atuam na área da saúde e acontece durante dois dias no auditório da Universidade Federal do Amapá, sob a coordenação da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS).

A capacitação tem como objetivo sensibilizar a classe sobre a importância do diagnóstico precoce, do tratamento adequado e acompanhamento da doença. A ação acontece na semana do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que é em 24 de março.

Este ano a campanha traz o tema: “Sim, podemos acabar com a tuberculose!” e chama a atenção para a erradicação da doença até 2035 no Brasil, meta estipulada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A superintendente da SVS, Margarete Gomes, lembrou que a campanha nacional este ano também menciona o manejo clínico da doença em pacientes soropositivo HIV, além da busca ativa, orientações e diagnóstico, oferta de exame de escarro pelos municípios nas Unidades Básicas de Saúde.

“O objetivo é fortalecer as ações de vigilância, diagnóstico e tratamento na Atenção Primária à Saúde nos municípios. A preparação dos profissionais da saúde representa melhor qualidade de atendimento à população”, disse a superintendente.

Para Elienal Gomes Lazamé, de 44 anos, enfermeiro no município de Mazagão, distante 70 quilômetros de Macapá, a capacitação é um reforço no aprendizado.

“A tuberculose é uma doença antiga, mas que está presente na sociedade e precisa ser combatida. A soma de conhecimento durante a capacitação vai, sem dúvida, me ajudar a desenvolver um trabalho mais eficaz e preciso”, concluiu o enfermeiro.

A enfermeira Karla Matos, responsável técnica pelo Programa de Tuberculose do Estado, explicou que o processo de erradicação da doença necessita de uma ação articulada, com olhar estratégico para o desenvolvimento de políticas dentro da área da saúde. 

“As campanhas de combate à tuberculose sempre eram direcionadas à população em geral. Este ano o foco são os profissionais da saúde que precisam estar munidos de conhecimento na hora de fazer o diagnóstico e tratamento da doença”, disse a enfermeira.

A tuberculose é uma doença infecciosa que passa de pessoa a pessoa e precisa ser diagnosticada e tratada precocemente para a quebra da cadeia de transmissão, seu tratamento é gratuito e disponibilizado nos postos de saúde. A vacina BCG protege a criança das formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a tuberculose meníngea, e é fornecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde.

Registros

Em 2022 o Amapá registrou 397 casos de tuberculose. Desse total, os municípios que se destacaram foram Macapá com 243 casos, Santana com 64 e Laranjal do Jari com 19.

Em 2023, entre os meses de janeiro, fevereiro e primeira semana de março, 47 pessoas foram diagnosticadas com tuberculose.

Os municípios que se destacaram foram Macapá com 25 registros, Santana com 12 e Vitória do Jari com 3.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: