Com o enredo 'Ave Cila, a estrela maior da constelação sangue azul, rogai por nós filhos seus', Unidos do Buritizal trouxe a saudade e a fé para o d
Agremiação foi a terceira a desfilar no Sambódromo, na madrugada de domingo, 19.
Escola homenageou alguns de seus personagens ilustres, como Tia Cila e Ivo Canutti
Fazendo um resgate da própria história ao falar de personalidade da agremiação, como "Tia Cila" e Ivo Canutti, o Grêmio Recreativo e Cultural Academia de Samba Unidos do Buritizal foi a segunda escola do Grupo Especial a passar pela avenida Ivaldo Veras, no Sambódromo, na segunda noite dos desfiles, já na madrugada de domingo, 19.
A apresentação promovida pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), volta a acontecer na avenida Ivaldo Veras após 8 anos, com apoio do Governo do Estado.
Nas cores azul e branco, Unidos do Buritizal, apresentou o enredo: “Ave Cila, a estrela maior da constelação sangue azul, rogai por nós filhos seus”, com mais de 160 brincantes, em 10 alas, duas alegorias e um tripé.
A comissão de frente, chamada "A Essência do Saber", executou evolução com absoluta sincronia e exatidão de movimentos, trazendo elementos lúdicos do ambiente escolar, como carteiras e mochilas, arrancando aplausos do público.
Toda a plataforma sobre a qual se apresentavam era segmentada, se transformando a cada parte da coreografia e acrescentando ainda mais complexidade à performance. A comissão finaliza a evolução com a palavra: saudade.
O primeiro carro alegórico apresentou colunas de fumaça saídas da boca de um dragão gigantesco, e tiros de confetes saídos de um "castelo do saber" ornado com corujas - animais símbolo do professorado. A alegoria reforçou a temática lúdica do enredo que homenageia a professora Cila.
A bateria chamou atenção com chocalhos de LED e fantasias elaboradas com estética de guardas romanos, que logo seria sucedida pelo tripé: um altar em honra a São Jorge, padroeiro de Tia Cila, Ivo Canutti e da Unidos do Buritizal.
Com três títulos do Grupo de Acesso, a agremiação espera desencantar, em 2023, sua primeira conquista no Grupo Especial do Carnaval do Amapá.
Apuração
A apuração dos desfiles das escolas de samba do Amapá será na quarta-feira, 22, no Sambódromo, às 15h. Os primeiros resultados apurados serão do Grupo de Acesso, que reúne três agremiações: Embaixada de Samba Cidade de Macapá, Império do Povo e Império da Zona Norte.
Em seguida, será a apuração das sete escolas do Grupo Especial: Emissários da Cegonha, Boêmios do Laguinho, Maracatu da Favela, Solidariedade, Unidos do Buritizal, Piratas Estilizados e Piratas da Batucada.
Os quesitos julgados são: Enredo, Samba de Enredo, Bateria, Alegorias, Fantasias, Comissão de Frente, Mestre Sala e Porta-Bandeira, Evolução e Harmonia.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!