Servidores do Lacen se emocionam com homenagens em encontro motivacional
O encontro reflete a luta contra a pandemia de covid-19, a motivação no trabalho e o bem viver dos funcionários.
Servidora Maria Olinda Gomes, 43 anos de serviço no Lacen foi homenageada.
Nesta quarta-feira, 11, os servidores do Laboratório Central do Amapá (Lacen), órgão vinculado à Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), participaram do encontro motivacional “Saber Viver”.
Mesmo que ainda não possamos falar em pós-pandemia, já que a covid-19 segue sendo um risco e fazendo vítimas, hoje, com o avanço no processo de vacinação, é possível olhar para o passado recente e refletir sobre a intensa luta que tem sido travada, especialmente nos dias iniciais da pandemia e nos picos das duas ondas que ocorreram.
Parte dessa luta ocorreu nos bastidores, discreta, longe dos olhos da população, no entanto, tratou-se de trincheiras absolutamente fundamentais. Um exemplo sãos os servidores do Lacen estão na linha de frente, sem eles não teria sido possível reduzirmos os índices de contágio e óbitos, já que a análise de casos confirmados e rastreio de contatos é fundamental para a atual conjuntura, de tendência de estabilidade da crise que o Estado do Amapá conseguiu no último período.
Todo este empenho - que é, inclusive, muito para além do combate à covid-19 -, deixa suas marcas. Três companheiros de trabalho da unidade perderam suas vidas e o conjunto dos trabalhadores se sacrificou, sendo fundamental, portanto, um momento de reflexão e também motivacional.
“Foi marcante. Alguns tiveram que abrir mão das suas casas para permanecer aqui até de madrugada para liberar resultados, para providenciar insumos, envio de amostras para outros estados, isso, porque no início da pandemia, o RT-PCR era realizado aqui. Houve muito compromisso e responsabilidade dos profissionais dessa instituição”, comentou Lindomar dos Anjos, diretora executiva do Lacen.
O evento contou com homenagens a estes profissionais, que receberam certificados com menções honrosas e também outras homenagens de cunho histórico, como por exemplo à servidora aposentada Maria Olinda Gomes, que passou 43 anos no Lacen, desde antes de o mesmo ser criado com a estrutura como o conhecemos.
A servidora Nerilda Rodrigues, que também teria os mesmos 43 anos de serviço, foi lembrada com uma homenagem in memorian, recebida por sua filha Caroline Rodrigues, que emocionou a todos com suas palavras, lembranças da mãe e seus colegas de trabalho, e sua infância nos corredores e salas do Lacen.
Pela parte da tarde, o palestrante paulista Walmir Ribeiro, abordou temas como ansiedade, esgotamento, metas, resultados, felicidade e o viver bem.
“Saber viver significa saber lidar com as emoções, com o stress, com as situações adversas. Então nós criamos esse momento para motivar os profissionais, porque muitos foram afastados por questões de depressão, síndrome do pânico, ansiedade, muitos tiveram perdas, nós mesmos tivemos a perda de colegas”, concluiu Lindomar.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!