Governador faz sobrevoo com Exército para identificar áreas de queimadas e desmatamento
Ação faz parte da Operação Verde Brasil 2, que atua na prevenção e repressão desses crimes ambientais.
Na tarde desta quarta-feira, 7, o governador Waldez Góes, junto com o general de Brigada Adilson Quint e o Juiz Federal Leonardo Soares, realizaram um sobrevoo nos municípios de Macapá, Itaubal, Cutias e Porto Grande, para identificar pontos de desmatamento ilegal e queimadas. A ação faz parte da Operação Verde 2, que atua na prevenção e repressão desses crimes ambientais.
Waldez reforçou o compromisso no combate aos crimes ambientais e pontuou que o Amapá é o estado com menor ocorrência de desmatamento e queimadas e que está reduzindo mais ainda, para isso é preciso manter ações de prevenção e repressão.
“O Amapá mantém vigilância forte e diária para reduzir o desmatamento e queimadas nessas regiões. É um compromisso que temos com a Amazônia e com o Brasil que não se faz sozinho, se faz com parceiros como o Exército”, afirmou o governador.
Durante o sobrevoo, poucos pontos de desmatamento e queimadas foram identificados, porém, é preciso manter os cuidados, pois outubro e novembro são períodos de seca, que favorecem as ocorrências. Para isso, além do monitoramento aéreo, o Exército conta também com equipes de monitoramento terrestre e uma base avançada instalada em Tartarugalzinho.
“Fizemos vários voos de reconhecimento em busca de focos de incêndio e pontos de desmatamento ilegal. Mostramos a nossa realidade ao governador para que o Estado possa contribuir conosco nessa operação”, disse Quint.
Sobre a operação
A Operação Verde Brasil 2 conta com a estrutura das Forças Armadas em ações preventivas contra queimadas e desmatamentos irregulares na Amazônia Legal. As ações seguirão até o dia 4 de novembro em faixas de fronteira, terras indígenas, unidades federais de conservação ambiental e outras áreas federais da Amazônia Legal.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!