Estratégias da Educação no Amapá são destaques em evento virtual sobre alfabetização
‘Escrevendo o amanhã’ contou com a participação do governador Waldez Góes, especialistas e educadores de todo o país.
Governador Waldez Góes apresentou estratégias dos programas Colabora Amapá Educação e Criança Alfabetizada.
Aconteceu nesta quinta-feira, 20, a primeira edição do evento digital Escrevendo o amanhã: alfabetização em regime de colaboração. O governador do Amapá, Waldez Góes, apresentou as principais estratégias do estado nas ações voltadas à Educação.
Com objetivo de pautar os desafios da Educação, a videoconferência foi promovida pelo Instituto Natura e a Associação Bem Comum em parceria com a Fundação Lemann, e reuniu para o debate especialistas, educadores e políticos.
Góes destacou durante o evento os programas Colabora Amapá Educação, lançado em 2018 para ajudar as prefeituras a fortalecerem políticas públicas; e o Criança Alfabetizada, que busca melhorias nas metodologias de aprendizagem de alunos na idade certa.
Segundo o governador, os resultados das ações já consolidadas quebram paradigmas tradicionais, romperam barreiras e constroem novas metodologias. Ele destaca que o regime de colaboração com as entidades parceiras foi decisivo.
“A parceria com o Instituto Natura, Fundação Lemann e Associação Bem Comum, e a experiência adotadas por outros estados com resultados, demonstram claramente que podemos buscar os melhores caminhos”, enfatizou.
O governador lembrou também que em 2019 sancionou as três leis que compõem o Criança Alfabetizada. Sendo elas:
- Valorização dos professores formadores com bolsas de incentivo;
- Reconhecimento com prêmios os melhores resultados de escolas e sua colaboração com as de menores resultados;
- Instituição de incentivos fiscais e financeiros através da vinculação de 18% da cota parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a Educação, distribuídos de acordo com a qualidade educacional do município
Waldez Góes foi um dos noves governadores estaduais convidados a falar sobre os resultados de trabalhos, inspirações, planos sobre o futuro da Educação, políticas de melhorias de aprendizagem, entre outros temas.
Participaram como público da videoconferência representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), técnicos de secretarias estaduais, professores, especialistas, representantes do terceiro setor e parlamentares.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!